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Ministro da Infraestrutura acompanha entrega de 215 vagões para transporte de celulose solúvel na Ferrovia Centro-Atlântica

17.10.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Comunicação VLI

Em visita ao Terminal Integrador de Araguari (MG), Marcelo Sampaio participou do recebimento do material rodante para operação que prevê investimento total de cerca de R$ 400 milhões por parte da VLI.

Em visita ao Terminal Integrador de Araguari, da VLI, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio,
participou, nesta segunda-feira (10), da celebração de entrega da nova frota de 215 vagões da Ferrovia
Centro-Atlântica especialmente desenvolvidos para o escoamento de celulose solúvel. Os vagões são
destinados ao transporte da produção da fábrica da LD Celulose, no Triângulo Mineiro, em direção ao
sistema portuário do Espírito Santo. Com duração de 30 anos, o contrato entre VLI e LD foi firmado em
2021 e prevê investimentos totais de R$ 400 milhões por parte da VLI, incluindo também a aquisição de
nove locomotivas.

O ministro Marcelo Sampaio foi recebido pelo presidente da VLI, Ernesto Pousada, e executivos da
companhia. “A operação conjunta com a LD Celulose é um exemplo do foco do nosso time em cocriar
soluções com nossos clientes, gerando ainda mais eficiência ao transporte de cargas pelo sistema
integrado da VLI. Com esta operação, há o estímulo à indústria ferroviária nacional, ao transporte
sustentável pelo modal ferroviário e ao aumento da movimentação portuária no Espírito Santo. É a FCA
crescendo e contribuindo para o desenvolvimento do país”, afirma Ernesto.

A operação de transporte de celulose solúvel se iniciou neste ano, permitindo levar o material produzido
em Indianópolis – a cerca de 60 km de Araguari – ao Espírito Santo, de onde é exportado após percorrer
uma distância de aproximadamente 1.400 km, 100% por ferrovia. Os vagões foram desenvolvidos na
fábrica da Randon, em Araraquara (SP).

Terminal Integrador de Araguari – O Terminal Integrador de Araguari, no Triângulo Mineiro, é um dos símbolos da logística integrada da companhia e completou 10 anos de inauguração em agosto, com o registro de mais de 50 milhões de toneladas movimentadas durante o período, contribuindo para o escoamento de grãos e fertilizantes de forma eficiente e sustentável pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

O terminal foi o primeiro da companhia a ter um modelo de expedição construído em pera ferroviária
para a saída dos trens. Ao proporcionar a redução de manobras, a estrutura permitiu que o tempo médio
para a formação de composições com 80 vagões passasse de 64 horas para 5 horas. O Terminal Integrador
de Araguari possui capacidade de expedição de grãos de 1.500 toneladas por hora e descarga de
fertilizantes de 500 toneladas por hora.

O terminal recebe a carga de por meio do transporte rodoviário. Após o tombamento, o produto vai para
os armazéns e silos e, na sequência, os trens percorrem a FCA com destino ao Porto de Tubarão, em
Vitória (ES), e ao Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), localizado em Santos (SP).

Ferrovia Centro-Atlântica – A Ferrovia Centro-Atlântica percorre sete estados brasileiros, transportando riquezas de diversos segmentos, como o agronegócio, siderurgia e construção civil para abastecimento dos mercados interno e externo. A renovação antecipada da concessão da FCA, atualmente em curso nos órgãos reguladores,
poderá marcar um novo ciclo de crescimento, investimentos e contribuição com a indústria ferroviária nacional, em virtude da aquisição de novos vagões e locomotivas para transportar o aumento de carga previsto, proporcionando um atendimento ainda mais amplo e eficiente aos clientes.

Sobre a VLI – A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de
serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e CentroAtlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de
produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa
brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Bicampeã do prêmio Valor Inovação, na
categoria “Logística e Transportes”, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas
regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.