Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

MobiCaxias levantará potencial de transporte de cargas por ferrovia na Serra a pedido do Estado

29.04.2021 | | Notícias do Mercado

Gaúcha ZH - 26/04/2021

 

Linha férrea passa atualmente por Vacaria, mas terminal rodoferroviário está desativado

O movimento Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias) realizará um levantamento do potencial de carga a ser transportada por via férrea na Serra. O estudo atende a uma solicitação do governo do Estado manifestada em reunião que discutiu a futura implantação do modal na região na última semana. Além de representantes da entidade caxiense, participaram do encontro virtual os secretários estaduais de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal, e de Parcerias, Leonardo Busatto.

Segundo o coordenador do MobiCaxias, Ruben Bisi, o encontro foi solicitado pelo próprio governo do Estado após uma reunião anterior abordar as demandas logísticas da Serra. Os dados a serem levantados servirão de base para o Estado defender, junto ao governo federal, investimentos em linhas ferroviárias na Serra. O momento é propício porque o governo federal estuda a renovação antecipada do contrato de concessão da empresa Rumo, que opera a malha ferroviária no sul do país. O contato venceria em 2027, mas a União pretende, até outubro, renovar a parceria por mais 30 anos, exigindo não só a manutenção das linhas atuais, mas também a abertura de novas.

— Temos que ser profissionais. O trem precisa trazer e precisa levar, então vamos identificar tudo que poderia ser transportado entre a Serra e o centro do país — destaca Bisi.

A principal aposta do MobiCaxias é na reativação do terminal rodoferroviário de Vacaria, que poderia atender Caxias do Sul. Para o futuro, contudo, se pensa em um ramal até as proximidades do aeroporto de Vila Oliva para o transporte de cargas.

— O Mobi trabalha com 20 anos para frente, acreditamos que daqui a 20 anos vai ser possível. Sabemos que é uma tarefa difícil, de longo prazo — observa Bisi.

Em novembro do ano passado, representantes do Mobi conversaram com a direção da Rumo e a empresa sinalizou de forma favorável à reativação do terminal nos Campos de Cima da Serra. Atualmente, a linha que passa por vacaria transporta principalmente combustível.

— Eles têm outras prioridades com retornos mais imediatos, mas está no projeto deles. Agora vai da nossa pressão para que haja um cronograma. Precisa de um compromisso. A ferrovia de Vacaria está pronta, só precisa de reforma — finaliza o representante do MobiCaxias.

Outras demandas no modal ferroviário que também são discutidas pelo Mobi envolvem uma ligação férrea de passageiros entre Bento Gonçalves e o aeroporto de Vila Oliva e um ramal de cargas ligando a Serra à Ferrovia Norte-Sul, que passará pelo norte e centro do Estado até o porto de Rio Grande.