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MRS divulga balanço de acidentes ao longo da malha em 2020

29.03.2021 | | Notícias do Mercado

ESTADO DE SÃO PAULO FOI O DESTAQUE POSITIVO, COM UMA REDUÇÃO DE 55,6% NO NÚMERO DE ATROPELAMENTOS E ABALROAMENTOS

 

Em 2020, a MRS registrou 103 acidentes nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, isto é, atropelamentos ou abalroamentos ocorridos em trechos corridos, área onde o acesso de pedestres e veículos é proibido, ou em passagens em nível ao longo da via férrea sob concessão da empresa. Os dados consolidados são 4% superiores ante os registrados em 2019, quando foram anotados 99 acidentes. O estado do Rio de Janeiro registrou o maior volume de casos (48), seguido por Minas Gerais (43) e São Paulo (12). A distribuição geral em 2020 foi de 103 acidentes registrados nos três estados: 48 abalroamentos, 55 atropelamentos.

O destaque positivo em 2020 foi a redução – 55,6% – nos casos registrados no estado de São Paulo na comparação 2020 /2019: 12 acidentes ante 27 em 2019. A comparação com 2019 indica que houve queda de 27,6% no número de atropelamentos – 76 casos em 2019 e 55 em 2020 – e aumento de 108,7% nos abalroamentos: de 48 casos em 2020 ante 23 em 2019.

 

“Os números indicam a importância de ter mais atenção ao atravessar as passagens em nível. Em 2020, a circulação de pessoas e veículos foi reduzida em função das medidas de isolamento social. Ainda assim, vemos que houve mais abalroamentos, ou seja, colisões de composições ferroviárias com veículos. O menor movimento nas ruas pode ter levado as pessoas a dirigirem mais desatentas, como se o trânsito menos pesado permitisse um relaxamento. Em regiões com presença da ferrovia, é sempre importante manter a atenção, praticar o Pare, Olhe e Escute em todas as travessias” explica o gerente de Segurança Operacional, Filipe Berzoini.

 

Ações realizadas em 2020
Em 2020, a MRS realizou uma série de iniciativas voltadas à segurança ferroviária. Foi ampliada a vedação da linha férrea em cerca de 2,2 km nas cidades de Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete, Juiz de Fora, todas em Minas Gerais, e nas cidades paulistas de Aparecida, Guaratinguetá e Taubaté. Em Suzano (SP), foi construído 1 km de caminho seguro, que é a indicação do local correto por onde os pedestres podem se locomover em área próxima à faixa de domínio da ferrovia.

Houve ainda a revitalização de 14 passagens para pedestres (PPs) ao longo da malha: 5 PPs em Taubaté (SP), 4 em Barra do Piraí (RJ), 2 em Aparecida e em Pindamonhangaba (ambas cidades de SP) e uma em Juiz de Fora (MG). Nas cidades de Santos e Aparecida, foram fechadas duas passagens em nível, uma em cada localidade, após a construção de alternativas mais seguras para a transposição da linha férrea.

 

Números por localidades
No estado de São Paulo, houve redução dos acidentes: queda de 55,6% na comparação geral. O destaque é o município de Suzano, na Região Metropolitana de SP, que reduziu o número de acidentes de 7, em 2019, para apenas 1 caso em 2020. A comparação dos resultados em 2020 ante os números de 2019 indique que o Rio teve 41,2% de crescimento e Minas Gerais aumento de 13,2%. Na análise dos municípios, três cidades registraram os números mais elevados: Juiz de Fora (MG) com 13 acidentes (12 atropelamentos e 1 abalroamento), Barra Mansa (RJ), com 11 casos (6 abalroamentos e 5 atropelamentos) e Nova Iguaçu (RJ), com 6 ocorrências (5 abalroamentos e 1 atropelamento).

 

Fonte: MRS

Data: 25/03/2021