Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

MRS passa a usar Porto Seco para desembarque de cargas

12.12.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Tribuna de Minas
Data: 08/12/2022

O Porto Seco de Juiz de Fora, administrado pela Multiterminais Alfandegados do Brasil, passará a ser utilizado pela MRS Logística S/A para desembarque de cargas que antes era realizado no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (8) em evento promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora.

O desembaraço dos equipamentos importados pela MRS eram feitos no Rio porque o estado contava com uma carga tributária mais “atrativa”, de acordo com o presidente da Associação Comercial, Aloísio Vasconcelos. Diante desta informação e de conversas com a Multiterminais, a entidade buscou uma articulação junto ao Governo de Minas Gerais, por meio do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio de Avelar, para que Minas se tornasse competitiva para trazer o desembarque para Juiz de Fora.

“Essa articulação promovida pela Associação entre a Multiterminais, a MRS e o Governo estadual viabilizou que esses equipamentos fossem desembarcados aqui, o que gera uma grande quantidade de imposto para a cidade que, antes, eram creditada no Rio”, explica Vasconcelos. Os tributos se referem ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)

Como lembrado pelo presidente da Associação Comercial, recentemente, a MRS renovou o contrato de concessão da rodovia para 2056, o que ressalta a importância de realizar os desembarques dos equipamentos em Juiz de Fora. Conforme Aloísio, as cargas vão desde locomotivas e equipamentos para manutenção da rodovia até itens como computadores.

“Essa união foi muito importante e deu visibilidade, sobretudo, para incentivar outros empresários do município, porque muitos ainda desembaraçam importações no Rio ou mesmo em Santos. É preciso salientar que temos um Porto Seco tão bom quanto os outros demais, e com o benefício de trazer os impostos para Minas”, ressalta, complementando que o desembarque das cargas da MRS em Juiz de Fora já teve início neste mês.

Em nota, a MRS apontou que o projeto para desembarque dos equipamentos no município irá garantir “a sustentabilidade do negócio e elevar ainda mais os padrões operacionais de segurança”. “Foi encontrada, em Juiz de Fora, a estrutura adequada para recebimento e desembaraço de equipamentos ferroviários de grande porte que serão fundamentais para a empresa nos próximos anos, considerando a grandiosidade do projeto de renovação de alguns grandes trechos da malha ferroviária sob concessão da MRS”, diz no texto.

Desenvolvimento de logística

Tendo em vista a possibilidade de fazer o desembaraço dos equipamentos da MRS, a Multiterminais desenvolveu uma logística para possibilitar a liberação das cargas em Juiz de Fora, de acordo com o gerente-geral da administradora do Porto Seco, Alexandre Rezende. Por se tratar de equipamentos com excesso de peso e dimensões, houve a necessidade de realizar um procedimento especial.

Rezende ainda destaca a parceria entre a Associação Comercial, o Governo de Minas, a Prefeitura de Juiz de Fora e outros setores da sociedade para a viabilização das operações. “Isso possibilitou desenvolver uma logística eficiente que vai trazer muito retorno para a sociedade de Juiz de Fora, de modo geral”, diz. “Nós ficamos felizes de participar e contribuir nesse processo. É nosso objetivo conseguir auxiliar a atrair novas empresas e negócios para a cidade e contribuir com seu desenvolvimento.”

Por meio da assessoria de imprensa da PJF, a prefeita Margarida Salomão (PT) celebrou a escolha da MRS de importar os equipamentos por meio do Porto Seco localizado no município. “O impacto é muito positivo. Fortalecemos a divulgação e o uso do nosso Porto Seco, que é uma das possibilidades do município atrair negócios nacionalmente e tornar-se um grande polo de importação.” Como ressaltado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), os portos secos armazenam as mercadorias até passarem pelo processo de liberação da alfândega e da Receita Federal, de forma a agilizar as etapas de desembaraço em áreas fora dos portos.

Também presente no encontro promovido pela Associação Comercial, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Ignácio Delgado, apontou os benefícios que a parceria entre a MRS e o Porto Seco podem trazer ao município. “Isso abre as portas para que o desembaraço alfandegário seja realizado em Juiz de Fora, o que significa receita para a cidade e a possibilidade de geração de emprego”, explicou, por meio da PJF.