Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Nova Ferroeste: governo lança edital de leilão com ferrovia passando por mais cidades por conta de novo ramal no projeto

23.06.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: G1
Data: 22/06/2022

O Governo do Paraná apresentou, na terça-feira (21), o edital com novos detalhes do projeto da Nova Ferroeste: um novo ramal e mais 17 cidades por onde a ferrovia irá passar.

A adição do novo ramal será entre Cascavel, no oeste do Paraná, e Chapecó, em Santa Catarina. Alé disso, antes a nova Ferroeste estava prevista passar por 49 cidades. Com a alteração o número subiu para 66.

De acordo com o governo, o novo ramal surgiu depois da apresentação inicial do projeto, mas o Estado do Paraná conseguiu a liberação junto ao Governo Federal.

A solicitação do novo ramal surgiu de uma demanda de empresários da cidade catarinense, que se reuniram e contrataram um estudo para viabilidade da linha férrea na região.

Nova Ferroeste

A obra prevê a ligação por trilhos de Paranaguá a Maracaju, no Mato Grosso do Sul, um ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu e um ramal até Chapecó, em Santa Catarina.

Segundo a Ferroeste, a nova ferrovia vai passar por 51 cidades do Paraná, além de municípios de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul até chegar ao Porto de Paranaguá, e deve permitir a captação de carga do Paraguai e da Argentina.

Ao todo a nova ferrovia vai ter mais de 1,5 mil quilômetros.

Passada a fase das audiências públicas, que foram realizadas em sete cidades, para apresentar o projeto e ouvir as comunidade por onde a nova ferrovia vai passar, será aberto o prazo para novas contribuições pela internet.

Com a apresentação do edital, realizada nesta terça-feira pelo governo do estado, o documento deve ficar disponível para consulta na internet. Entre os dias 27 de junho e 15 de julho os moradores vão poder enviar sugestões por e-mail.

A versão final do edital só será publicada depois da obtenção da licença prévia ambiental. A previsão é que o empreendimento da nova Ferroeste deve ir a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) no segundo trimestre de 2022.

“Hoje, a gente pode dizer que há centenas de dezenas de pessoas contribuindo, prefeituras, secretarias. Não é o governo sozinho, ele lidera, mas com a participação de toda a sociedade, e isso faz com que o projeto se torne mais atrativo do ponto de vista do investidor”, disse André Gonçalves, diretor-presidente da Ferroeste.

 

Ainda não há data para o início dos trabalhos. O vencedor do leilão poderá executar a obra e explorar o trecho por 70 anos.

 

Leia também

 

https://ricmais.com.br/infraestrutura/previsao-para-conclusao-da-ferroeste-e-de-10-anos/

 

https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Estado-divulga-o-edital-da-Nova-Ferroeste-ligacao-ferroviaria-que-vai-transformar-o-Pais

 

https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Perguntas-e-respostas-conheca-os-detalhes-do-edital-da-Nova-Ferroeste

 

https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Nova-Ferroeste-e-estrategica-para-o-desenvolvimento-do-Pais-afirma-Ratinho-Junior

 

https://viatrolebus.com.br/2022/06/parana-abre-consulta-para-nova-ferrovia-ate-proxima-ao-paraguai-e-a-argentina/