Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

O futuro dos transportes: novas tecnologias que estão transformando o modo como nos deslocamos

25.10.2019 | | Notícias do Mercado

A medida que a população urbana continua a crescer, com mais e mais pessoas vivendo em grandes centros todos os dias, novas tecnologias estão sendo incorporadas aos sistemas de transporte urbano, transformando a maneira como nos deslocamos pelas cidades. Meios individuais de transporte estão começado a perder terreno para serviços de mobilidade mais centrados no usuário, fazendo-nos repensar a maneira como nos relacionamos com o espaço urbano em nossos deslocamentos diários.

O escritório de arquitetura dinamarquês BIG, identificou um padrão recorrente de mudanças estruturais nos sistemas de transporte ao analisar a evolução dos meios de transporte ao longo do tempo, revelando profundas transformações no status quo a cada 50-70 anos durante os últimos dois séculos. Das máquinas à vapor ao motor à combustão, dos navios aos aviões, esses avanços tecnológicos transformaram a maneira como nos deslocamos pelo mundo, a forma como nos comunicamos e nos conectamos com outras pessoas. Atualmente, a mudança que se desenha está baseada em sistemas autônomos de mobilidade urbana, onde novas tecnologias estão nos permitindo prescindir de motoristas, como os veículos auto-dirigidos que hoje em dia transportam cerca de um bilhão de passageiros por ano na Europa.

Ultimamente, muito se ouve falar do inovador sistema chamado Hyperloop, com o Virgin Hyperloop One e o HyperloopTT emergindo como o futuro – já não mais utópico – do transporte de alta (muito alta) velocidade. As implicações de uma mudança tão radical como esta – assim como foi a chegada da máquina à vapor e do motor à combustão -, são ainda até certo ponto, desconhecidas, mas o que podemos prever é que a nossa relação com o espaço e com a geografia, nunca mais será a mesma. Paralelamente, empresas como a Uber e a Volocopter estão avançando em outras frentes, planejando lançar os primeiros helipontos de táxis elétricos e estações intermodais de táxis aéreos já nos próximos anos. Tentando antecipar-se ao futuro, essas empresas de mobilidade acreditam que o transporte aéreo pode ser a solução para driblar os problemas de trânsito nas grandes cidades.
Se observarmos as principais tendências da arquitetura em 2019, segundo os nossos mecanismos de pesquisa, o interesse dos usuários do ArchDaily por transporte público cresceu um 206% em relação ao ano anterior enquanto que a busca por temas relacionadas à mobilidade aumentaram mais de 143% no mesmo período. Por outro lado, se analisarmos as buscas realizadas em nossas plataformas por meios de transporte individuais, veremos que o principal foco destas pesquisas está relacionada à veículos autônomos (que apresentou um aumento de 160% no período entre 2018 e 2019) e veículos elétricos (com um crescimento de 177% em comparação ao ano passado). Mas estes dados representam apenas uma pequena parcela de um movimento muito mais amplo. Para além de veículos autônomos e/ou elétricos, temos bicicletas urbanas compartilhadas, patinetes, scooters ou até o famoso ônibus-ponte apresentado em meados de 2016. Arquitetos e urbanistas estão reconsiderando as formas como as pessoas se deslocam pelas cidades hoje em dia e como isso impactará na maneira como concebemos nossos espaços e cidades ao longo dos próximos anos e décadas. Esses novos sistemas e tecnologias já deixaram de ser ideias utópicas sobre o futuro e estão cada dia mais presentes no nosso dia a dia, redefinindo a maneira como nos deslocamos e nos relacionamos um com os outros e também com o espaço que habitamos.

 

Luxemburgo é o primeiro país a liberar transporte público gratuito

Luxemburgo está à caminho de se tornar o primeiro país do mundo a tornar o transporte público gratuito para todos os seus cidadãos. O recém-reeleito primeiro-ministro Xavier Bettel em conjunto com os aliados do governo anunciaram que suspenderão todas as tarifas de trens, bondes e ônibus no próximo verão, liberando passe-livre para todos os moradores. Procurando combater as longas viagens na estrada e diminuir a pegada de carbono do país, espera-se que com esta nova medida muitas pessoas deixarão de usar o veículo privado todos os dias e passarão a utilizar o transporte público gratuito. Confinado entre a Bélgica, a Alemanha e a França, Luxemburgo é um país por onde passam cerca de 400.000 passageiros que viajam à trabalho entre os países vizinhos. Recentemente neste ano, Luxemburgo passou a oferecer gratuidade no transporte público para todos os cidadãos com menos de 20 anos. Alunos do ensino médio também contam com gratuidade no percurso de casa para a escola e vice-versa. Esta medida não foi tomada por mero capricho, Luxemburgo conta com a pior relação entre habitantes e veículos dentro da União Europeia.

Índia aprova o primeiro sistema Hyperloop para passageiros do mundo

O governo de Maharashtra aprovou o Virgin Hyperloop One um projeto de infraestrutura pública, configurado para se tornar o primeiro de hyperloop no mundo. O anúncio traz o sistema de transporte hyperloop na Índia mais próximo da realidade, reconhecendo a tecnologia juntamente com outras formas mais tradicionais de transporte em massa. Chamado de Pune-Mumbai Hyperloop, o projeto conectará o centro de Pune a Mumbai em menos de 35 minutos, ao contrário das atuais 3,5 horas percorridas na estrada.

 

O futuro do transporte aéreo compartilhado segundo a UberAIR

A Uber acaba de apresentar seu novo projeto de futuro, um revolucionário sistema de transporte aéreo compartilhado. O “Uber Elevate” foi concebido para transformar a maneira como nos deslocamos pelos céus de nossas cidades. O sistema deverá entrar em operação daqui a cinco anos, a partir de 2023. Conforme matéria divulgada pelo The Verge, a Uber realizou um concurso por convite com distintos escritórios de arquitetura para especular sobre os projetos dos futuros “Skyports” da UberAIR. Os Skyports compreenderão diferentes sistemas de plataformas de decolagem e aterrissagem espalhados pelos skylines das cidades do futuro. Durante a segunda conferência anual da empresa em Los Angeles, em maio de 2018, a Uber revelou os projetos vencedores de seis diferentes escritórios de arquitetura, com uma estrutura que seria capaz de transportar mais de 4.000 passageiros / hora.

A primeira linha comercial do Hyperloop entrará em operação em Abu Dhabi até 2020

A HyperloopTT (Hyperloop Transportation Technologies) divulgou os primeiros detalhes de seu projeto para o novo sistema comercial de transporte Hyperloop do mundo em Abu Dhabi. Localizado nos limites ente Abu Dhabi e Dubai, próximo do Aeroporto Internacional Al Maktoum e do local onde será realizada a Expo 2020, o HyperloopTT começará a operar em um trecho de dez quilômetros, o qual deverá potencializar o desenvolvimento futuro daquela que será a primeira rede comercial de Hyperloop nos Emirados Árabes Unidos e no mundo. Embora o conceito do Hyperloop tenha surgido décadas atrás, a possibilidade de construir de fato um sistema operativo só ganhou força nos últimos anos, principalmente depois de 2013, quando Elon Musk liberou a patente da tecnologia para qualquer empresa que seja capaz de desenvolver um sistema operacional para o Hyperloop. Quando estiver em atividade, o Hyperloop será capaz de conectar pessoas e transportar mercadorias a velocidades extremamente altas, potencialmente até a velocidade do som (1224 km/h). A partir daí, alguns dos principais desafios enfrentados hoje pela humanidade estarão em cheque, incluindo a superpopulação, os congestionamentos e a poluição.

UNStudio projeta o primeiro teleférico internacional na fronteira entre a China e a Rússia

O concurso de arquitetura para o Terminal de Teleféricos de Blagoveshchensk na Rússia foi desenvolvido em duas etapas. Durante a primeira etapa do concurso – organizado ele Strelka KB-, doze escritórios de arquitetura foram convidados a apresentar suas propostas. Dentre estes, dois finalistas foram convidados à desenvolver as suas propostas durante a segunda etapa do concurso, na qual o UNStudio consagrou-se como grande vencedor superando o projeto apresentado pela Coop Himmelblau. A Strelka KB também foi responsável pelo desenvolvimento da estrutura funcional do Terminal que compreende duas linhas e quatro cabines – cada uma com capacidade para 60 passageiros e espaço extra para bagagem – o tempo necessário para transpor a fronteira entre a Rússia e a China será de aproximadamente 7:30 minutos, enquanto o tempo real de viagem será de apenas 3:30 minutos.

 

Fonte: Archdaily

Data: 21/10/2019