Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

O superciclo de commodities e os desafios da logística no Brasil

25.05.2021 | | ABIFER News

O crescimento dos preços de minerais, metais e produtos agrícolas tem levado um número cada vez maior de analistas a falar em um novo boom de commodities. Soja e milho completaram em abril onze meses consecutivos de alta, com variações de, respectivamente, 81% e 70%, em dólares, sobre os preços do mesmo mês do ano passado. Já o açúcar e o algodão subiram quase 60%. No caso do minério de ferro, o preço mais que duplicou no mesmo período. A tendência é boa para o Brasil.

Neste quadro, três questões se colocam:

– Qual a intensidade e a duração provável do novo ciclo de alta dos produtos primários?

– Qual o estado da arte da logística do país para fazer face ao aumento das exportações?

– Como tirar proveito de um novo boom de commodities para alavancar investimentos em infraestrutura e modernizar a logística?

Para respondê-las, a Fundação FHC reúne três profissionais da mais alta qualidade, com grande conhecimento e experiência na matéria, no webinar que acontecerá no dia 31 de maio, às 17h.

Para realizar a inscrição, clique aqui.

 

Convidados:

Frederico Bussinger – Engenheiro eletricista e economista, foi secretário executivo do Ministério dos Transportes e secretário de Transportes do Estado de São Paulo. Foi presidente da Companhia Docas de São Sebastião, da CPTM, da SPTrans, do Confea e de diversos conselhos de empresas de logística e transportes. É consultor em planejamento e gestão portuária, hidroviária e ferroviária, logística e transportes.

Julio Fontana Neto – Formado em Engenharia Mecânica e Administração pela Universidade Mackenzie, com MBA pelo EISE Business School – Universidade de Navarra (Espanha), é membro do Conselho de Administração e Presidente do Comitê Operacional da Rumo, companhia ferroviária e de logística pertencente ao Grupo Cosan. Como diretor presidente da Rumo entre 2009 e 2019, liderou a fase pré-operacional da Malha Central da Ferrovia Norte-Sul.

José Roberto Mendonça de Barros – Economista com pós-doutorado pela Universidade Yale (EUA), é fundador da MB Associados, articulista de O Estado de São Paulo e colunista da Rádio BandNews FM. Foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1995-1998) e professor de Economia da Universidade de São Paulo (1967-2002). Participou de vários Conselhos de Administração e, hoje, é Conselheiro Consultivo da Usinas Itamarati, do Scotiabank e da Associação Sociedade de Cultura Artística.