Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Os trilhos pelo Oeste Catarinense

25.04.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Jornal da Fronteira
Data: 22/04/2022

Na manhã da terça-feira (19), foi realizada uma reunião sobre Ferrovias em Santa Catarina. O encontro foi organizado pela Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo). Encontro realizado no auditório da Acislo. Participaram do encontro empresários e lideranças de São Lourenço do Oeste.

Associações empresariais do Oeste estão investindo em um estudo de viabilidade, para permitir a integração ferroeste. A ferrovia do Oeste, chamada Ferroeste, ligaria Cascavel a Chapecó, passando pela nossa região e que iria trazer maior fluidez. Dar as empresas do estado a capacidade de logística através da nossa região.

Deni Luciano Boito, vice-presidente regional da Facisc, participou da reunião. A conversa, serviu para que os empresários pudessem conhecer os projetos do Estado. Sendo que alguns pontos o Estado já apresenta licitação de projetos, em outros os estudos estão sendo elaborados.

“Ficamos contentes em saber que não está inerte no estado o projeto ferrovias. E que existe a possibilidade de execução, ligando inclusive o Oeste de Santa Catarina”, pontua.

Representantes e técnicos da Casa Civil e da Secretaria de Infraestrutura do governo do Estado de Santa Catarina, participaram da reunião de forma presencial e virtual. Eles apresentaram os projetos de ferrovias do estado. Ouviram as demandas empresariais. Conheceram a realidade local e da região.

Nos projetos apresentados pelo governo, o estado tem essa preocupação de criar linhas férreas no estado, ligando o litoral ao oeste e com as demais regiões do país.

Os empresários, salientaram os benefícios que a ferrovia irá trazer ao Oeste catarinense. O grande Oeste do estado é responsável por abastecer grandes polos do Brasil com carnes e demais produtos. Outro destaque é demanda de grãos que o Sul e o próprio Oeste têm.

Participou da reunião, o presidente da Acislo Fernando Pressotto. Salientou que uma das bandeiras defendidas pela associação, é a trazer infraestrutura para a região. Melhorando o transporte e logística das empresas da região.

O modal ferroviário ele traz mais facilidade, mais agilidade e diminui os gastos. “As informações do governo do estado vieram em boa hora. Nos deixa feliz em saber que está saindo do papel isso aí” ressalta.

A Acislo fez uma solicitação para a secretaria de Infraestrutura do Estado, para que na quinta-feira, 28 de abril, seja realizada uma audiência com o secretário. Empresários lourencianos participarão desse encontro e buscarão alinhar conversas com o estado e com a Ferroeste