Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Pelo terceiro ano consecutivo, VLI integra o Ranking Top 100 Open Corps

20.10.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Assessoria de Comunicação da VLI
Data: 19/01/2022

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – se consolida como uma empresa que pratica a inovação aberta e, pelo terceiro ano seguido, faz parte do Ranking Top 100 Open Corps, promovido pela 100 Open Startups, plataforma voltada à promoção e evolução contínua do ecossistema digital brasileiro por meio da conexão entre startups e grandes corporações. Trata-se de um reconhecimento às empresas que mais estimulam o desenvolvimento de ecossistemas externos de empreendedorismo.

O ranking mostra que, em 2022, as corporações fecharam mais negócios com startups do que nunca. No total, as corporações de Transporte e Logística estabeleceram 441 relacionamentos de negócios com 223 startups no último ano, um crescimento de 57% em relação a 2021. O tipo de contrato mais comum foi serviços ou produtos das startups, seguido pelo matchmaking e conexão com as startups.

Ao longo de sua trajetória, a VLI já se relacionou com mais de 600 startups, promoveu 108 eventos de conexão entre essas startups com as áreas de negócios da empresa, bem como realizou 15 startup days. Na opinião do gerente-geral de Digital & Inovação da VLI, Loïc Hamon, a inovação é essencial para a transformação da logística do Brasil.

“A companhia tem na inovação aberta um de seus pilares, com foco na colaboração com startups e outros agentes do ecossistema de empreendedorismo externo, ao mesmo tempo que mapeia tendências e oportunidades de negócios”, afirma.

Loïc Hamon ressalta que entre as características inovadoras que fazem parte dos valores e da cultura da empresa estão: a abertura a novas ideias em parceria e diálogo com clientes, fornecedores, competidores e outras indústrias; o compartilhamento de informações; a comunicação entre os diversos níveis hierárquicos e estruturas da empresa; o respeito e reconhecimento pelo conhecimento e pelo talento técnico; e a troca de experiências e colaboração entre diferentes áreas da companhia e entre unidades geográficas diferentes.

“A inovação aberta tem como foco solucionar as principais demandas da companhia, conectando-a com o ecossistema de empreendedorismo e inovação de alto impacto. Participam startups, universidades, clientes, grandes empresas e outros agentes relevantes. A rede de conexões da VLI é composta por mais de 600 startups”.

O fundador e CEO da 100 Open Startups, Bruno Rondani, afirma que o Brasil possui a maior e mais vibrante comunidade de open innovation do mundo. “Após sete edições do Ranking 100 Open Startups, reconhecemos claramente o impacto da open innovation e das open startups como ferramentas de transformação não apenas das corporações, mas do mercado e da sociedade, e, especialmente, das pessoas”, destaca.