Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

People Mover de Guarulhos já conta com vários pilares concretados

18.08.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 16/08/2022

Menos de dois meses após iniciar as fundações das vias do People Mover do Aeroporto de Guarulhos, o consórcio AeroGRU (Aeromovel, HTB Engenharia e Construção, FBS Construtora e TSEA Energia) já concluiu a concretagem da base de vários pilares do sistema de transporte.

Segundo relatos e imagens postadas em redes sociais, há colunas entre a estação Aeroporto Guarulhos, da Linha 13-Jade, e o Terminal 2, o mais movimentado do complexo aeroportuário.

O AeroGRU havia iniciado os trabalhos de fundação no final de junho após instalar seu canteiro de obras num local próximo ao Terminal 3. A empresa foi escolhida pela concessionária GRU Airport para implantar o sistema automatizado de transporte que ligará os três terminais do aeroporto ao ramal operado pela CPTM.

A adoção do People Mover como solução de mobilidade integrada à malha metroferroviária havia sido sugerida pela própria concessionária do aeroporto, logo que assumiu sua operação em 2012. Mas os problemas econômicos do Brasil e a demanda frustrada fizeram a empresa deixar o projeto de lado. Em vez disso, os passageiros que utilizam a Linha 13 terminam seu trajeto por ônibus oferecidos pela GRU Airport.

Embora tenha sido anunciada no primeiro semestre de 2019, a construção do People Mover só deverá ficar pronta cinco anos depois. Nesse meio tempo, houve uma série de desentendimentos entre a GRU Airport e o governo federal, além de uma demorada análise do Tribunal de Contas da União, que não estava convencido da necessidade do sistema – cujo custo será bancado pelos cofres públicos.

A previsão é que o People Mover, utilizando a tecnologia Aeromovel, de concepção nacional, passe a operar no primeiro semestre de 2024. Serão dois trens circulando pelos 2.730 metros de extensão e quatro paradas. O percurso será feito por via única em sua maior parte, com um by-pass (via dupla mais curta) para permitir que as composições se cruzem.