Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

People Mover de Guarulhos já tem primeira viga pronta e obras chegando ao Terminal 2

10.11.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 10/11/2022

O consórcio AeroGRU, responsável por implantar o sistema People Mover no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, atingiu alguns marcos importantes nos últimos dias. A empresa liderada pela Aeromovel, fabricante do sistema de propulsão pneumática, finalizou a primeira viga em concreto que será usada na linha de 2,6 km.

Como mostram as imagens publicadas por funcionários, a estrutura possui um túnel que é usado para movimentar o veículo por meio de imensos ventiladores fixos que criam uma pressão sobre uma espécie de “vela” instalada na parte inferior dos vagões. Por conta disso, os trens do Aeromovel são mais leves já que não possuem motores e seus sistemas associados.

A AeroGRU está implantando uma enorme área de fabricação dessas vigas, com formas metálicas, e cujas vigas serão içadas por guindastes para os pilares já em construção. Por falar nisso, as fundações das vias já atingiram áreas próximas ao Terminal 2, o mais movimentado do aeroporto.

Inicialmente, o consórcio havia realizado os primeiros trabalhos próximos à estação Aeroporto Guarulhos, da Linha 13. Os canteiros também já atingem a estação do People Mover no Terminal 1, onde é possível notar o que parece ser a plataforma.

Contratado pela concessionária GRU Airport, o consórcio tem como meta finalizar a construção do People Mover no primeiro semestre de 2024. O sistema irá operar com dois trens, além de um reserva, e conectará os três terminais à rede metroferroviária de São Paulo. As partidas ocorrerão a cada 6 minutos com o mesmo tempo de viagem a partir do Terminal 3, o mais distante da CPTM.

O sistema será gratuito e substituirá o serviço de ônibus oferecido atualmente pela GRU Airport e que além de oferecer menos conforto aos passageiros, opera com intervalos irregulares, embora o padrão sejam partidas a cada 15 minutos.