Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Prefeito de São Vicente anuncia extensão do VLT até a Área Continental

23.01.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: G1
Data: 21/01/2023

O prefeito de São Vicente, no litoral de São Paulo, Kayo Amado (Pode) anunciou em live nas redes sociais, na manhã deste sábado (21), a extensão do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) até a Área Continental do município.

Segundo Amado, a obra economizará o tempo das pessoas, além de melhorar a mobilidade urbana da cidade. “Cronograma está sendo cumprido e o VLT para a Área Continental vai se tornando realidade”.

A publicação foi feita pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) no Diário Oficial do Estado de São Paulo, que oficializou o início da licitação para as obras da 3ª fase do VLT na região.

De acordo com o anúncio do prefeito, os serviços preveem a construção de três novas estações do VLT na Área Continental: Ponte Nova, Quarentenário e Rio Branco, além do Terminal Samaritá ao final, com pátio de manobra.

Em julho do ano passado, o então governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), já havia anunciado R$ 160 milhões para obras da parte ferroviária, anexa à parte rodoviária. Em encontro recente com o prefeito, o atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reafirmou o compromisso de levar essa obra como prioridade.

Ponte dos Barreiros

São Vicente entregou, no ano passado, o ‘as built’ [como construído] da Ponte dos Barreiros aos técnicos da EMTU. O documento contém alto nível de detalhamento, fornecendo todas as informações sobre as obras executadas pela empresa contratada pela prefeitura e fiscalizadas pelo poder executivo.

A obra para o VLT obrigará que a EMTU faça um reforço na Ponte dos Barreiros, que precisará ser ampliada com novas estacas, representando uma intervenção bastante complexa. No entanto, a empresa disse que não será preciso interditar a passagem durante as obras.