Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]er.org.br
pt-bren

Prefeitura de Porto Alegre estuda possibilidade de instalar “bondes modernos” no Centro Histórico

29.10.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: GZH Porto Alegre

Data: 26/10/2021

A prefeitura de Porto Alegre estuda a viabilidade de implantar o sistema de Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) no Centro Histórico. O prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Planejamento, Cezar Schirmer, estiveram na última sexta-feira (22) na sede da Marcopolo, em Caxias do Sul, para conhecer melhor a tecnologia.

O VLT é uma espécie de “bonde moderno”, movido a eletricidade, portanto, é tratado por Schirmer como uma opção sustentável para o transporte público. A pasta ainda não tem um projeto elaborado, mas a intenção seria ligar a rodoviária ao Mercado Público e, em um segundo momento, à Usina do Gasômetro — um trecho de 2,5 quilômetros.

— Estamos realizando estudos técnicos de implantação e estudos de viabilidade econômica. O VLT é um transporte de qualidade que costuma requalificar o espaço urbano no entorno. As pessoas deixam de andar de carro para pegar VLT — destaca Schirmer.

Em Caxias do Sul, o diretor de Relações Institucionais da Marcopolo, Ruben Bisi, e o business head da empresa de inovação do grupo, Petras Amaral, apresentaram soluções para Porto Alegre. Denominado como Prosper VLT, o veículo pode ser destinado para o transporte urbano e turístico. Um VLT de quatro carros pode levar até 760 passageiros.