Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Prefeitura de SP transforma eixos das linhas 2-Verde e 17-Ouro em regiões de maior adensamento

09.06.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 08/06/2022

Prefeitura de São Paulo publicou dois decretos municipais na semana passada que tornam o entorno das linhas 2-Verde e 17-Ouro do Metrô em eixos de transporte público.

A medida significa que avenidas e ruas próximas às estações poderão usufruir de benefícios urbanísticos de Zona Eixo de Estruturação da Transformação Urbana (ZEU) para maior adensamento construtivo e populacional e implantação de fachada ativa, fruição pública e edifícios de usos mistos (residencial e não-residencial).

Trata-se de uma diretriz do Plano Diretor Estratégico (PDE) de 2014, que orienta o crescimento da cidade nas proximidades do transporte público. Os dois ramais estão em obra no momento, com 16 estações em construção. A Linha 2-Verde está sendo expandida de Vila Prudente até Penha, com oito paradas, enquanto o monotrilho da Linha 17 ligará o Aeroporto de Congonhas à Marginal Pinheiros, passando sobretudo pela Avenida Roberto Marinho.

Segundo a Prefeitura, “a ativação dos eixos é prevista pelo Plano Diretor para as áreas demarcadas como Zona Eixo de Estruturação da Transformação Urbana Previsto (ZEUP). De acordo com a lei, essas zonas devem receber os parâmetros urbanísticos dos eixos somente após a emissão da Ordem de Serviços das obras das infraestruturas do sistema de transporte, autorizações e licenças dos órgãos competentes e publicação do decreto autorizador. Essa medida faz com que não se permita o licenciamento de empreendimentos de elevada densidade sem que o sistema de transporte público coletivo esteja em implantação”.

A Prefeitura da capital já ativou seis eixos de transporte públicos. Além do entorno do corredor de ônibus na Av. Eng. Luiz Carlos Berrini e o Leste-Itaquera, as regiões da Linha 5-Lilás e Linha 6-Laranja do Metrô foram contempladas em 2016.

O efeito da medida é um maior número de empreendimentos que aproveitam a facilidade de deslocamento proporcionada pela rede metroferroviária para atrair moradores, serviços e comércio.

A extensão da Linha 2-Verde deverá ser inaugurada em 2026 enquanto a Linha 17-Ouro é cogitada para o segundo semestre de 2023 em operação assistida.