Av. Paulista, 1313 - 8º andar - conjunto 801 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

Prêmio Personalidade da Tecnologia 2019 – SEESP

10.12.2019 | | ABIFER News

Jean Carlos Pejo, foi o homenageado na categoria “Intermodalidade e Ferrovia. Foto: Beatriz Arruda/Comunicação SEESP

Na última segunda-feira, 9, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) realizou a cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade da Tecnologia 2019, uma homenagem aos profissionais destaques no ano que contribuíram em suas áreas ao bem-estar da sociedade e à engenharia. O evento, realizado pelo sindicato desde 1987, marca a comemoração do Dia do Engenheiro, celebrado oficialmente em 11 dezembro (amanhã).

O assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Regional na área de Mobilidade, Serviços Urbanos e Saneamento, Jean Carlos Pejo, foi o homenageado na categoria “Intermodalidade e Ferrovia”. Pejo é engenheiro mecânico, especialista em ferrovias de passageiros e cargas, com cursos de especialização no Japão, França, Reino Unido e Estados Unidos. Atuante no setor, é secretário-geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF/Brasil) e membro do Instituto de Engenharia de São Paulo, onde coordenou o projeto de ocupação sustentável do território nacional por ferrovias associadas ao agronegócio, um trabalho que ele atesta ter “orgulho de participar”.

“A engenharia tem o foco principal em atender às necessidades das pessoas. Quando discutimos a questão de mobilidade urbana, sempre disse que mobilidade urbana é qualidade de vida [das pessoas]. Então, precisamos desenvolver programas que realmente levem a condições melhores para as pessoas”, discursou Pejo. Voltando-se para o setor dos trilhos, o homenageado ainda afirmou que “as nossas empresas ferroviárias são de excelência. Eu tive oportunidade de conhecer fábricas na China, Japão e nos Estados Unidos. Elas não são melhores que as nossas. Nós temos capacidade instalada. Nossos engenheiros são bons. Precisamos de mais gente, precisamos convencer que o sistema ferroviário é importante e com tecnologia”, disse.

Os ganhadores do prêmio e suas categorias:

– Diego Mendes – Planejamento e Engenharia de Manutenção

– Ernane Silveira Rosas – Agricultura e Segurança Alimentar

– Jean Carlos Pejo – Intermodalidade e Ferrovia

– Paulo Roberto de Queiroz Guimarães – Valorização Profissional

– Regina Coeli Ruschel – Educação

– Ricardo Magnus Osorio Galvão – Amazônia e Meio Ambiente