Av. Paulista, 1313 - 8º andar - conjunto 801 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

Presidente do Metabase discute ferrovias e BR-381 com ministro da Infraestrutura em abril

12.03.2019 | | Notícias do Mercado

O vereador de Itabira e presidente do Sindicato Metabase, André Viana (Pode), viaja a Brasília no próximo mês para um encontro com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. A reunião ocorre em 9 de abril. Na pauta, a antecipação de concessões de ferrovias e a situação da BR381.
A renovação antecipada das concessões de ferrovias para a Vale é criticada por André Viana desde que o assunto começou a ser tratado na imprensa nacional. O presidente do Metabase arma que Itabira está sendo isolada das discussões em torno da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e que Minas Gerais não será compensada devidamente no acordo que é costurado entre o Governo Federal e a mineradora.
A concessão da EFVM só vence em 2027, mas empresa e União já articulam um novo contrato que valeria por mais 30 anos. Em troca, o governo exige que a Vale construa e entregue à um trecho de 383 quilômetros da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), entre Goiás e Mato Grosso. O direcionamento de investimentos para outros estados que não aqueles cortados pela malha ferroviária é contestado por políticos mineiros e capixabas. Outro ramal que poderá ser renovado é a Estrada de Ferro de Carajás (EFC).

André Viana já falou sobre o assunto duas vezes em audiências públicas realizadas em Governador Valadares e Brasília. Em ambas, disparou contra a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Disse que o órgão federal tenta “empurrar goela abaixo” dos estados a antecipação das concessões. Agora, a partir de intermediação do deputado federal Lincoln Portela (PR), poderá tratar do tema diretamente com o ministro da Infraestrutura.
“Governadores do Centro Oeste estão trabalhando para receber os recursos e Minas Gerais cará a ver navios”, comentou o deputado federal em visita a Itabira no último sábado, 9 de março. Na oportunidade, Portela também falou sobre a BR-381 e disse achar que a rodovia será concedida à iniciativa privada.
A BR-381 está com as obras de duplicação paralisadas. Com trabalhos pela metade e repletas de buracos, a rodovia está ainda mais complicada de ser transitada por motoristas no trecho que se estende entre Governador Valadares e a capital Belo Horizonte.
“Esses dois temas que mexem profundamente com Itabira vão estar na pauta”, armou o vereador e sindicalista André Viana à imprensa durante a estadia de Lincoln Portela no município.

 

Fonte: DeFato

Data: 11/03/2019