Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

“Primeira viagem” do Metrô de São Paulo completou 50 anos

09.09.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 07/09/2022

Nesta terça-feira foram completados 50 anos de um momento simbólico no transporte sobre trilhos no Brasil. No dia 6 de setembro de 1972 era realizada a primeira viagem de teste com um trem do Metrô de São Paulo, então em obras desde o final da década de 60.

O fato ocorreu no período do regime militar e, apesar da censura da época, existem alguns registros deste importante momento, tanto em imagens como em vídeos. A composição realizou a “viagem” dentro do Pátio Jabaquara, percorrendo apenas 500 metros de forma manual.

Estavam presentes no evento o presidente do Metropolitano, Plinio Assman, o prefeito de São Paulo, Figueiredo Ferraz, o governador do estado, Laudo Natel e o presidente da república, Emílio Médici que acionou um dispositivo que faria a partida do trem de forma “remota”, algo que na pratica ocorreu de forma mais analógica.

O canal do YouTube do Metrô de São Paulo tem o registro em vídeo deste momento.

A composição utilizada nas viagens fazia parte da antiga Frota A que foi fabricada pela Mafersa sob licença da empresa americana Budd Company.

Algumas fotografias registram por um ângulo diferente parte do evento que marcou o início da operação experimental deste trem. As imagens fazem parte do acervo da Secretaria de Governo e foram disponibilizadas pelo Acervo Público do Estado de São Paulo.

O evento, mais político que técnico, ocorreu muito antes que a pioneira Linha Norte-Sul estivesse pronta para operação comercial. Durante os anos que se seguiram as composições seriam testadas continuamente.

Somente em julho de 1973 a primeira composição percorreria os 11 km entre as estações Jabaquara e Liberdade, parte do primeiro trecho da Linha 1-Azul. A operação comercial da linha ocorreu em 14 de setembro de 1974. Atualmente, após processo de modernização, a composição protótipo circula sob identificação I24.