Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Primeiro trem movido a hidrogênio do mundo começa a operar

25.08.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 24/08/2022

Os primeiros trens de passageiros movidos a hidrogênio do mundo começaram a operar nesta quarta-feira (24) na Alemanha, abrindo caminho para novas possibilidades de propulsão no transporte ferroviário.

São no total 14 trens Coradia iLint, fabricados pela Alstom, que fazem a ligação entre quatro cidades no norte da Alemanha, na região de Bremen e Hamburgo, com baixo nível de ruído e emitindo apenas vapor e água condensada.

Os trens vão substituir modelos que ainda operam com diesel. Segundo a Alstom, cada 1 kg de hidrogênio gera energia equivalente a cerca de 4,5 litros de diesel.

Um tanque cheio permite que a célula de hidrogênio produza energia elétrica para percorrer cerca de 1.000 quilômetros, o que significa que o comboio pode rodar um dia inteiro na rota sem reabastecer.

Reabastecimento de hidrogênio em trem na Alemanha (Alstom)

Neste trajeto, o trem movido a hidrogênio viaja a velocidades de 80 km/h a 120 km/h, mas pode atingir uma máxima de 140 km/h.

A Alstom realizou um teste de dois anos dos trens a hidrogênio na região e já tem outros três contratos assinados. Além da linha que estreia hoje, mais 27 trens Coradia iLint vão operar em Frankfurt. Os outros dois contratos são na Itália e França.

O desenvolvimento da tecnologia teve financiamento do governo alemão, que busca substituir ao longo dos próximos ano parte da frota de 4 mil trens que ainda não estão eletrificadas.

Ainda não há indícios de uso de trens a hidrogênio no Brasil, mas o combustível alternativo já vem sendo testado em frotas de ônibus com tecnologia nacional.