Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Produção da Vale cresce mesmo na pandemia

21.07.2020 | | Notícias do Mercado

Empresa sentiu os efeitos da covid-19, mas produziu 5,5% a mais no 2º trimestre na comparação anual

 

A Vale sentiu os efeitos da covid-19 nas operações da empresa no segundo trimestre do ano, mas mesmo assim conseguiu aumentar a produção de minério de ferro em 5,5% no período ante igual trimestre do ano anterior. A empresa produziu 67,59 milhões de toneladas da commodity ante 64 milhões de toneladas em abril-junho de 2019. A mineradora continua confiante que vai cumprir a meta de produção para o ano, mas assumiu que o cenário mais provável é atingir o piso de 310 milhões de toneladas de minério de ferro em 2020. A meta considera uma banda cujo teto é de 330 milhões de toneladas de produção este ano, que parece mais distante de ser alcançado.

No relatório de produção do segundo trimestre divulgado na noite de ontem, a Vale estimou uma perda de produção de 9,8 milhões de toneladas de minério de ferro pelos efeitos da covid-19, sendo 3,5 milhões de toneladas referentes ao período abril-junho e 6,3 milhões de toneladas previstas para o segundo semestre do ano. Afetaram a produção de minério de ferro a suspensão temporária do Complexo de Itabira, que ficou parado por 12 dias, e o aumento do absenteísmo (ausência de trabalhadores) por força da quarentena no sistema Norte (Pará-Maranhão) a partir da adoção de um protocolo de testes, rastreamento e tratamento dos trabalhadores. Outra razão ligada à pandemia que afetou a produção de minério de há 10 horas Empresas ferro foi o adiamento de manutenções e a retomada de algumas operações previstas, caso das minas de Timbopeba, Fábrica e Complexo de Vargem Grande, todas em Minas Gerais, o que terá impactos negativos na produção de 2020.

A companhia informou ainda que perdas de volumes adicionais relacionadas ao absenteísmo pelos efeitos da covid-19 não podem ser completamente descartadas para os próximos trimestres. Afirmou, no entanto, que os níveis de absenteísmo estão em dois terços do pico de abril, e acrescentou: “Existe um buffer [colchão] importante para ajudar a mitigar esse risco.”

Conta a favor da Vale a partir de agora a questão sazonal, o fato de o segundo semestre do ano ser sempre mais forte em termos de produção do que o primeiro trimestre, sujeito a chuvas que reduzem os volumes de produção. A mineradora disse ainda que o S11D, o maior empreendimento de minério de ferro da empresa, no Pará, deve terminar o ano produzindo um volume acima de 85 milhões de toneladas. A empresa informou que recebeu autorização para retomar as operações em Serra Leste, em Carajás (PA), que possui 6 milhões de toneladas por ano de capacidade de produção, e informou que manutenções estão em andamento para que haja uma retomada segura da produção no local, prevista para o último trimestre do ano.

A Vale também informou ter vendido 54,6 milhões de toneladas de minério de ferro no segundo trimestre, com queda de quase 12% sobre igual período do ano passado. Em relação ao primeiro trimestre do ano, houve um aumento de 5,7% em volume de vendas. Considerando vendas de minério de ferro e pelotas, o total chegou a 61,5 milhões no segundo trimestre do ano, com queda de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. A Vale disse ainda que revisou a meta de produção de pelotas para 30 milhões a 35 milhões de toneladas ante um número anterior de 35 milhões a 40 milhões.

 

Fonte: Valor

Data: 21/07/2020