Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Projeto de terminal em Alcântara vence prêmio

22.09.2020 | | Notícias do Mercado

O prêmio é conferido pela CD/LA, uma das principais consultorias de infraestrutura do mundo, na categoria engenharia e construção

 

O Terminal Portuário de Alcântara (TPA), no Maranhão, foi escolhido na sexta-feira pela CG/LA, uma das principais consultorias de infraestrutura do mundo, como o “projeto do ano” na categoria engenharia e construção.

O empreendimento envolve um novo ramal ferroviário de 215 quilômetros de extensão, a partir da Estrada de Ferro Carajás (EFC), que desembocaria em um porto com quatro berços de atracação e 1.620 metros de cais na primeira fase. Na segunda etapa, poderia ser ampliado para oito berços e 3.240 metros de cais.

O investimento inicial é orçado em US$ 772 milhões – cerca de R$ 4,3 bilhões pela taxa de câmbio atual – e estima-se que o TPA movimente até 180 milhões de toneladas por ano de cargas, o que o tornaria um dos maiores do país.

Os empreendedores – dois empresários portugueses – já obtiveram um contrato de adesão junto ao Ministério da Infraestrutura, por 25 anos (renováveis), o que garante autorização para operar como terminal de uso privado (TUP). O Ibama emitiu termo de referência para elaboração dos estudos de impacto ambiental. Paralelamente, foi firmado um acordo com comunidades quilombolas do entorno, o que poderá significar uma dificuldade a menos no pedido de licença ambiental prévia.

São pontos de destaque do TPA – que tem como consultor o ex-presidente da CPTM e do Porto de São Sebastião Frederico Bussinger – o tamanho da retroárea disponível, com a possibilidade de abrigar projetos industriais, e o calado natural mínimo de 25 metros. A ideia é movimentar principalmente grãos e minério de ferro, mas o terminal pode ajudar ainda na logística da base de lançamentos aeroespaciais de Alcântara.

Outros quatro projetos foram premiados pela CG/LA nas demais categorias: o trem de alta velocidade Sidney-Melbourne na Austrália (estratégico), o terminal de contêineres de Gales do Sul no Reino Unido (desenvolvimento sustentável), o sistema de transportes Varsóvia-Lodz na Polônia (modelagem financeira) e o sistema metropolitano de transportes de Florianópolis em Santa Catarina (criação de empregos).

 

Fonte: Valor

Data: 21/09/2020