Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Quanto tempo demora para implantar uma Linha de Metrô?

09.09.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Via Trolebus
Data: 08/09/2022

Quanto tempo demorar para se implantar uma linha de Metrô? Na lista de projetos implantados na malha paulista há uma variedade de exemplos, dependendo do histórico da construção.

Em 2012, por exemplo era assinada um empréstimo para a expansão da Linha 5-Lilás até a Chácara Klabin que foi entregue em 2018. Antes disso, a linha esteve em projeto desde pelo menos a década passada. Em 2007, o Metrô já mencionava em seu Relatório da Administração o plano de ampliação da linha entre o Largo Treze e a região da Chácara Klabin.

Sobre a Linha 2-Verde, por exemplo, no eixo até a Vila Prudente, foi desde seu anúncio em 2007 até sua abertura em 2010. Já um dos casos mais frustrantes, é a Linha 17-Ouro do monotrilho, que teve suas obras iniciadas em 2012 e dez anos após não tem uma previsão concreta de ser completa.

Questionado nas redes sociais sobre o tempo de execução de um projeto, o presidente do Metrô, Silvani Pereira, falou a respeito de um tempo médio.

Mais um projeto que vai levar muitos anos para ser concluído”, disse um seguidor em uma mensagem sobre a Linha 22-Marrom.

“…o tempo de execução de obra é impactado por variáveis que extrapolem a governança do Metrô, como exemplo destaco problemas econômicos, elevação de preço de insumos, demandas judiciais, questões políticas – pois a construção de uma nova Linha ultrapassa o mandato de um governante. Em situação normal, se não existir nenhum contratempo, entre projetos e obras se leva em torno de 8 anos pra colocar uma nova linha em operação.” – disse Silvani.