Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Ramal ferroviário entre Estudantes e César de Souza recebe investimentos

10.11.2020 | | Notícias do Mercado

Ampliação do transporte de carga na região resulta em melhorias na malha que chega ao distrito

 

Trem de carga transita pela linha férrea no trecho de César de Souza. / Eisner Soares/O Diário

A ampliação do transporte ferroviário de carga entre a estação Estudantes, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e César de Souza, com investimento de R$ 60 mil e previsão de mais R$ 2 milhões para ramificação de pontos estratégicos, traz melhorias para a malha de ferrovia existente no local. Um movimento popular iniciado há 12 anos defende o compartilhamento deste trecho, já recuperado, para extensão da circulação dos subúrbios ao distrito.

O investimento no ramal ferroviário resulta da parceria entre a GL2 – braço logístico do Grupo Gerdau que iniciou atividades neste segundo semestre na área da antiga siderúrgica, no bairro do Socorro, em Mogi, após contratação de 60 funcionários -, e a MRS Logística, responsável pela operação do transporte de carga no trecho e que se dispõe a dialogar com a CPTM para estudar o compartilhamento dos trilhos a fim de viabilizar a ampliação do transporte de passageiros até César de Souza, se houver interesse da estatal.

Segundo o diretor da Secretaria Municipal de Planejamento, Claudio Costa, a G2L já assinou contrato com uma empresa da cidade para transporte de 300 contêineres por mês de produtos e peças a fim de atender a demanda de produção e distribuição de mercadorias prontas para o mercado.

Ele aposta, ainda, que o investimento funciona como atrativo para a instalação de novos empreendimentos em Mogi das Cruzes ampliando, consequentemente, a arrecadação de impostos no município. “É muito importante porque estas empresas podem, inclusive, absorver mão de obra daquela região”, completa.

 Trem até César

O diretor destaca que o distrito, considerado vetor de crescimento na cidade, concentra grande população. “A extensão do transporte de passageiros até César de Souza, assim como este polo logístico e as obras previstas no projeto +Mogi Ecotietê, irão contribuir para melhorar a mobilidade urbana nesta região”, avalia.

 

Fonte: O Diário do Mogi

Data: 08/11/2020