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Renovação de concessão ou escolha de novo operador da ferrovia Malha Sul deverá ser definida até 2023

09.12.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: GZH
Data: 08/12/2021

Até o final de 2022 ou início de 2023, um novo operador ou a renovação antecipada estará aprovada para o trecho ferroviário da Malha Sul, atualmente controlado pela empresa Rumo. O trecho atravessa Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, com extensão de 7.223 quilômetros e investimento total de R$ 10 bilhões da iniciativa privada.

A informação foi repassada pelo secretário nacional de Transporte Terrestre do Ministério da Infraestrutura, Marcello Costa, que esteve em Porto Alegre, nesta quarta-feira (8), para participar de reunião-almoço com empresários na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) sobre o setor logístico e a malha ferroviária. Costa representou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que não pode comparecer por determinação médica.

Segundo o secretário, o contrato atual de concessão possui 30 anos de duração e teve início em março de 1997. Mas uma cláusula prevê que o mesmo poderá ser prorrogado uma vez por até 30 anos.

Costa observou que 61% de tudo que é transportado no Brasil é feito por via rodoviária, e que outros modais como a ferrovia e a cabotagem precisam ser destravados. O secretário lembrou que o Brasil possui apenas 29 mil quilômetros de malha ferroviária, enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, são 280 mil quilômetros.

O presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry, mencionou a importância dos avanços na área logística para a indústria gaúcha. Segundo Petry, uma infraestrutura moderna adequada possibilita a competitividade mundial.

— Nas ferrovias, também observamos com atenção as iniciativas do Ministério da Infraestrutura e o programa Pro Trilhos, com previsão inicial de R$ 100 bilhões em investimentos privados neste modal — afirmou Petry.

Além de Costa, a comitiva do Ministério da Infraestrutura contou ainda com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diego Piloni, a diretora de Infraestrutura Aquaviária do Dnit, Karoline Lemos, e o superintendente regional do Dnit, Hiratan Pinheiro.

Pelo governo do Estado, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, e adjunto de Meio Ambiente e Infraestrutura, Guilherme de Souza, estiveram presentes. O diretor de Assuntos Estratégicos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), João Arthur Mohr, representou o presidente Carlos Valter Martins Pedro.