Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Ricardo Nunes ressuscita plano de levar VLT para o centro velho de SP

15.12.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrópoles
Data: 11/12/2022

Na tentativa de criar uma marca de governo com um pacote de ações de revitalização do centro de São Paulo, o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), estuda tirar do papel o antigo projeto de levar um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), espécie de bonde moderno, que percorreria ruas ao redor do chamado Triângulo Histórico.

Ainda embrionário, o projeto foi apresentado a Nunes há algumas semanas e ainda não tem estimativa de custo. Mas o prefeito já falou sobre ele há alguns dias em um evento voltado a empresários e entusiastas de reformas urbanas na região central. “Tem um pré-desenho já, muito bacana”, afirmou Nunes. “Precisa ter imaginação e vontade de fazer”, completou.

Em 2017, o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi), entidade que representa construtoras, incorporadoras e imobiliárias, encomendou um projeto do tipo ao renomado arquiteto Jaime Lerner, morto em 2021. O projeto chegou a ser apresentado ao então prefeito João Doria (ex-PSDB), mas não prosperou.

O chamado Triângulo Histórico é um recorte especial do centro velho de São Paulo, onde ficam os principais prédios históricos da cidade, entre o Largo São Bento, o Pateo do Collegio e o Largo São Francisco.

Rumo ao centro

Nesta semana, o prefeito já anunciou um programa que vai doar, a fundo perdido, um total de R$ 1 bilhão para proprietários de imóveis dessa mesma região que desejem revitalizar suas propriedades para atrair mais gente para o centro. Cada proprietário poderá ter até 25% das obras custeadas pela Prefeitura.

Em outra ação, ele deu início na semana passada às obras de troca dos pisos do Calçadão do centro, um projeto que vinha sendo desenhado desde a gestão Bruno Covas, em 2020. Além disso, ele pretende instalar 500 câmeras de monitoramento na área no ano que vem e revitalizar a Praça da Sé e o Largo do Paissandu.

Nunes ainda não anunciou programas específicos para a população de rua que vive nessa região.