Av. Paulista, 1313 - 8º andar - conjunto 801 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

Riosulense é destaque em eficiência de impressão 3D na metalurgia

15.10.2019 | | Notícias do Mercado

Você sabe qual é o papel da impressão 3D na metalurgia? Podemos dizer que são vários! Inovar e agilizar processos, por exemplo, são dois deles, principalmente quando falamos dos protótipos desenvolvidos pela indústria. E foi justamente por alcançar esses resultados que a Riosulense foi case da Wishbox Technologies, que, assim como a gente, entende que a impressão 3D é um meio para se conquistar um objetivo de sucesso.

Nova tecnologia para otimizar os processos de produção
Com a missão de mover o mundo, a Riosulense fornece peças originais que atendem utilitários, caminhões, máquinas agrícolas e ferroviárias no Brasil, Estados Unidos, China e Europa. Para garantir a qualidade que nos acompanha há mais de 70 anos, buscamos constantemente soluções inovadoras para nosso trabalho.
Nessa jornada encontramos a consultoria de manufatura aditiva da Wishbox e identificamos uma oportunidade de fazer parte do nosso processo de ferramentaria usando a impressão 3D na metalurgia. “Quando a impressora 3D chegou na Riosulense, a inovação chamou a atenção de toda a equipe. Todos puderam ver que a tecnologia não está tão distante da realidade, como muitos imaginavam, e que ela realmente funciona para qualificar ainda mais as nossas atividades”, destaca Felipe Goulart, gerente técnico da metalúrgica.
Antes do uso da impressão 3D na produção, com a utilização de outros métodos de fabricação as peças chegavam a demorar semanas ou até meses para ficarem prontas, dependendo do design. Quer dizer, havia muito tempo, custos e desperdício de material em alterações no projeto. “Houve casos de troca de ajustes entre as partes sete vezes, com estimativa de 15 dias para o alinhamento. Isso significa tempo e dinheiro que poderiam ter sido economizados”, explica Roberto Resende, engenheiro de produção da Riosulense.
A consultoria da Wishbox, então, ajudou a equipe da metalúrgica a validar a aplicação da nova tecnologia para produção de ferramental de molde. Assim, rapidamente foi iniciado o processo de treinamento e implementação da impressora 3D para o time de projetos da Riosulense.
Agora, em poucos dias já é possível ter uma peça fundida, ou seja, o tempo de resposta para o cliente é muito mais curto! E caso o projeto precise de alterações, há a possibilidade de uma nova peça ser impressa rapidamente, antes mesmo do processo de metalurgia, o que evita desperdício de recursos. “As grandes melhorias são a inovação e a agilidade no processo, principalmente para protótipos, peças que o cliente quer que sejam entregues com extrema urgência”, conta Jackson Vandresen, líder de metrologia da Riosulense.
Para se ter ideia, o tempo de fabricação de peças piloto foi reduzido em 50%! Isso proporciona benefícios aos clientes, como dissemos, e também à própria metalúrgica que, ao implementar uma tecnologia da indústria 4.0, se destaca ainda mais em um mercado tão competitivo.

Impressão 3D na metalurgia é sinônimo de inovação, agilidade e redução de custos
“Nós estamos falando aqui de uma tecnologia inovadora que tem a qualidade e a solidez como grandes diferenciais. A atitude da Riosulense de implementar a impressora 3D foi ousada e inovadora, o que provoca as atenções e mostra que estamos prontos para essa nova era de negócios, relacionamentos e transações”, enfatiza Gunther Faltin, CEO.
Dessa forma, o executivo resume bem nosso grande diferencial: produzir protótipos e peças de baixa demanda, fundidas e usinadas, com maior agilidade e menor custo em relação aos processos convencionais de produção. Com uma estrutura de engenharia completa, que inclui softwares de simulação de fundição e usinagem, processos definidos de metrologia, laboratórios técnicos e, claro, impressoras 3D, a Riosulense consegue reduzir o tempo de fabricação desses modelos e melhorar o time to market do seu projeto!
E então, quer saber mais sobre essa novidade? Deixe um comentário no espaço abaixo ou entre em contato com a nossa equipe para descobrir como podemos ser aliados da transformação da sua indústria automotiva!

 

Data: 10/10/2019
Fonte: Blog Riosulense