Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Rumo Logística apresenta plano de investimentos para ferrovias de SC

13.06.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Jaraguá
Data: 09/06/2022

A Rumo Logística, operadora da malha ferroviária em Santa Catarina, apresenta no dia 15 de junho, a partir das 14 horas, seu plano de investimentos para as ferrovias do estado, considerando a extensão da concessão da malha sul. Entre os trechos que devem receber aporte de recursos da concessionária está o ramal que liga Mafra a São Francisco do Sul, além do corredor norte-sul que passa por Lages.

 

O assunto será abordado na reunião da Câmara de Transporte e Logística da FIESC. Conforme informações do Porto de São Francisco do Sul, anualmente, cerca de 700 trens chegam ao complexo portuário, carregados de soja e milho, principalmente.

São mais de 3 milhões de toneladas de carga, o que representa 50% do total dos embarques de grãos do porto. A outra metade chega por meio de caminhões. A maior parte da carga é proveniente de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul e alcança o porto por meio do corredor ferroviário que liga Mafra ao Porto de São Francisco, num trajeto de 170 quilômetros.

Em Corupá é feito o transbordo e distribuição dos vagões que seguem para São Francisco. Como as composições circulam a 25-30 quilômetros por hora, esse percurso demora cerca de 2,5 horas. Em média, cada trem da empresa Rumo é composto por 80 vagões, que transportam em torno de 50 toneladas cada um. Assim, todos os anos, aproximadamente 57 mil vagões são descarregados no complexo portuário.