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Santo André abre licitação para manutenção e reparo de prédios históricos da vila ferroviária de Paranapiacaba

23.02.2021 | | Notícias do Mercado

Contratação é por 12 meses e valor não poderá ultrapassar de R$ 1,49 milhão

 

Vista parcial da vila histórica ferroviária de Paranapiacaba. No alto, Museu do Castelo, a antiga residência do engenheiro chefe inglês que conseguia visualizar toda a vila e o Pátio de manobras e manutenção dos trens

A prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, abriu licitação para contratar uma empresa que será responsável pela manutenção e reparos em prédios tombados pelo patrimônio histórico da Vila de Paranapiacaba.

A entrega das propostas foi marcada para o dia 09 de março de 2021.

Paranapiacaba é uma vila história de Santo André que foi o marco da primeira ferrovia do Estado de São Paulo, que ligava Santos a Jundiaí, inaugurada em 16 de fevereiro de 1867, sendo construída com capital inglês.

A vila foi a sede da companhia inglesa SPR – São Paulo Railway e guarda características da arquitetura da Inglaterra, com direito a uma réplica do relógio londrino Big Ben na estação.

Veja um pouco da história neste link.

Além de ser marcada pela história da ferrovia, Paranapiacaba também retrata páginas das memórias dos ônibus.

Em 1933, para operar às madrugadas criaram a criaram a CGT – Companhia Geral de Transportes e colocaram em circulação ônibus de pavimento de dos níveis (mas não de dois andares) apelidados de King Kong, por seu grande porte. OS veículos faziam a linha São Paulo-Santos.

Veja a história neste link.

Segundo o edital, o contrato será por 12 meses, podendo ser prorrogado, e as propostas não podem passar do valor-limite estabelecido pela prefeitura de R$ 1,49 milhão (R$ 1.499.372,96).

Ainda de acordo com o edital, a concorrência engloba “serviços contínuos de engenharia civil e elétrica para manutenção e reparos nos prédios restaurados e em todos os imóveis tombados pelo patrimônio histórico da Vila de Paranapiacaba, no município de Santo André”

Entre os prédios tombados estão o da União Vila Serrana, clube de esportes, festas e eventos que os ingleses proporcionavam aos ferroviários, e o Museu do Castelo, também conhecido como Castelinho, que na época da concessão  à SPR , era a mansão do engenheiro chefe inglês, de onde ele poderia ver toda a movimentação da Vila e o pátio de manobras e manutenção da frota de trens, marcada pelas marias-fumaças e pelo Locobroque, usado para transporte de passageiros.

 

Fonte: Diário do Transporte

Data: 22/02/2021