Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Santos define empresa que instalará barreiras no túnel do VLT, no José Menino

07.11.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: A Tribuna
Data: 03/11/2022

A Prefeitura de Santos definiu a empresa que instalará barreiras no túnel do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no José Menino. O contrato do serviço será assinado nos próximos dias, e a obra deve ser concluída em oito meses.

A empresa vencedora da licitação foi a Construtora Ferreira Marques Eireli. O custo da instalação das peças pré-moldadas de concreto será de R$ 931.351,49.

A obra foi um pedido da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), responsável pelo VLT, para evitar a presença de pessoas próximo dos trilhos — a maioria, pessoas em situação de rua.

Segundo Wagner Ramos, secretário municipal de Serviços Públicos, a execução das obras não afetará a operação do VLT.

“Todo o serviço no túnel será feito no período em que o VLT não está em operação, da 1 às 5 horas. O serviço começa com a produção dessas peças no canteiro de obras e, depois, se faz a implantação. A EMTU vai fazer acompanhamento da obra, pois será preciso desligar a rede de energia”, explica.

Detalhes
Com 110 metros de extensão, o túnel do VLT receberá cinco conjuntos de peças que funcionarão como barreiras: dois conjuntos nas laterais, junto às paredes do túnel; dois nos vãos de cada par de trilhos, e o último, denominado de barreira de segurança New Jersey, a ser instalado entre as duas mãos de direção dos trens.

Além das barreiras, serão instalados obstáculos no espaço existente entre os trilhos e nas laterais, nos dois sentidos de direção dos trens, impedindo a circulação de ciclistas no interior do túnel, por questões de segurança.

“A questão principal é a segurança. Por exemplo, o risco das pessoas que ficavam deitadas próximas da linha do trem e, em determinados casos, ficavam com parte do corpo no meio da linha do trem. Recebemos vários relatos de que diversas composições tiveram de parar até tirar as pessoas desses locais”, completou Ramos.