Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

São Vicente e EMTU se reúnem para projeto do VLT na Área Continental

03.11.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Mobilidade Sampa
Data: 03/11/2022

Representantes da EMTU e da Prefeitura de São Vicente se reuniram para discutir o projeto do VLT para a Área Continental. Com isso, o sistema finalmente vai cruzar a Ponto dos Barreiros.

O prefeito Kayo Amado passou a dialogar com o governador Rodrigo Garcia sobre a terceira fase do VLT, antes mesmo das obras de recuperação estrutural da Ponte dos Barreiros, sob responsabilidade da Administração Municipal, terminarem, em julho deste ano.

Em junho, o governador anunciou R$ 160 milhões para as obras da parte ferroviária, anexa à parte rodoviária.

Kayo Amado também se reuniu com o governador eleito, Tarcísio Gomes de Freitas, que reafirmou pessoalmente o compromisso de levar essa obra como prioridade.

Como as duas obras são interligadas, havia a necessidade de técnicos municipais e estaduais se sentarem à mesa para trocar informações, o que ocorreu na terça-feira, dia 01°, no Salão Nobre da Prefeitura de São Vicente.

A reunião contou com a presença do prefeito Kayo Amado, do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Alexsandro Ferreira, do subsecretário municipal de Infraestrutura, Paulo Fiamenghi, do superintendente de Engenharia da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e demais representantes.

A Prefeitura entregou o “as built” da Ponte dos Barreiros aos técnicos da EMTU. O documento, que pode ser traduzido ao pé da letra como “como construído”, contém alto nível de detalhamento, fornecendo todas as informações sobre as obras executadas.

A obra para o VLT obrigará que a EMTU faça um reforço na Ponte dos Barreiros, que precisará ser ampliada com novas estacas, representando uma intervenção bastante complexa.

“A Fase 3 do VLT para a Área Continental será a obra mais importante de mobilidade da região da Baixada Santista. Assim sendo, desde o início de meu mandato, consegui colocar isso na prioridade de investimentos do Governo do Estado, e estou acompanhando de perto cada avanço. Consegui os recursos para o VLT, que já estão previstos e autorizados, a licitação de projeto e obra está em andamento, e celebramos um acordo de cooperação técnica com a EMTU visando compatibilizar os projetos e informações referente à Ponte dos Barreiros. Vou acompanhar cada detalhe para que a obra saia no tempo certo e com qualidade. A Fase 3 do VLT vai ser o progresso e o desenvolvimento para toda a região, partindo da Área Continental”, informou o prefeito Kayo Amado.

“Essa reunião foi um marco. A Ponte dos Barreiros vai ser aumentada para a passagem de duas linhas para o VLT e, para isso, era preciso saber a fundo como foi feita a obra da parte rodoviária. A obra do VLT será uma continuação da recuperação já concluída pela Prefeitura”, explicou o superintendente de Engenharia da EMTU, Pedro Luiz de Brito Machado.

“Finalizamos integralmente o trabalho de recuperação da Ponte dos Barreiros, pois tivemos o término das obras e, agora, a conclusão da documentação técnica. Essa é uma passagem de responsabilidade para que a EMTU dê continuidade na elaboração de projetos e execução de obras. Hoje, não há mais nenhum impedimento para implementação do VLT”, comentou o secretário de Desenvolvimento Urbano de São Vicente, Alexsandro Ferreira.

“A data de hoje marca a integração do Município com o Estado em suas esferas técnicas. Futuramente, o projeto prevê uma nova passarela, permitindo a separação de ciclistas e pedestres, que hoje atravessam juntos na Ponte. Assim, haverá um caminho para pedestres, outro para ciclistas, outro para veículos e a linha do VLT. Todos com espaços separados, adequados e seguros”, adiantou Paulo Fiamenghi, subsecretário de Infraestrutura de São Vicente.

De acordo com o projeto do Governo do Estado estão previstas três novas estações do VLT na Área Continental (Ponte Nova, Quarentenário e Rio Branco), além do Terminal Samaritá ao final, com pátio de manobra.

Segundo a EMTU, não será preciso interditar a Ponte dos Barreiros durante as obras.

“O VLT cruzando a Ponte representará uma economia de tempo, em alguns casos, de até 3 horas diárias em deslocamentos para a nossa população da Área Continental. O que era um sonho, aos poucos vai se tornando real, com o investimento garantido, a empresa sendo contratada, e um cronograma de trabalho claro”, completou o prefeito Kayo Amado.