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Secretaria do Estado debate o novo Modal Ferroviário com a Região Metropolitana de Jundiaí

01.08.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Tribuna de Jundiaí
Data: 30/07/2022

Trata-se da retomada do Modal Ferroviário, que faz parte do Plano Estratégico Ferroviário do Estado de São Paulo (PEF-SP), que ainda está em desenvolvimento na Secretaria de Logística e Transportes, bem como o projeto de lei (PL) 148/22, em trâmite na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Esta ação dupla tem como objetivo reativar os mais de 2.500 quilômetros de malha ferroviária inoperante ou subutilizada no Estado de São Paulo. Além disso a proposta também visa acabar com as “cicatrizes urbanas” (trilhos abandonados) que cortam nossas cidades.

Assim, por meio da SLT, o Governo de São Paulo acaba de criar o GT (grupo de trabalho) Ferrovias de SP. Sob a coordenação de Luiz Alberto Fioravante, o grupo está desenvolvendo o PEF-SP e tem apresentado novos planos em reuniões públicas pelos municípios paulistas.

“O marco regulatório para o modal gera segurança jurídica para as ferrovias e é um passo importante para que o projeto saia do papel. O Brasil que dá certo é aquele em que há planejamento das ações. Mais ferrovias trarão desenvolvimento, renda e emprego para todo o país”, afirma o gestor José Antonio Parimoschi.

O levantamento do GT Ferrovias mostra que a malha ativa de trilhos em São Paulo é menor do que a inoperante, com baixa capacidade ou ociosa, somando 2.390 km. Este montante corresponde a 46% de toda a malha ferroviária.