Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Segunda fase do VLT vai revitalizar o Centro

28.01.2020 | | Notícias do Mercado

Expansão do Veículo Leve sobre Trilhos é um dos pilares do projeto de recuperação; as obras devem começar no primeiro semestre

 

Autoridades entendem que a expansão do VLT levará mais pessoas ao Centro, fomentando habitação ((Foto: Sílvio Luiz))

Sair da região portuária de Santos e chegar até o Terminal Barreiros, em São Vicente, no ar-condicionado, sentado, sem perder a paciência no trânsito e sem dirigir. O que já foi impensável durante muito tempo hoje é possível por meio das 15 estações do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que somam 11,1 quilômetros de extensão e foram entregues à população no início de 2017, um sonho antigo e uma demanda da população por muitos anos.

O equipamento passou a ser ainda mais eficaz com a integração do transporte metropolitano, por meio de dez linhas de ônibus municipais santistas e 45 metropolitanas.

No fim do ano passado, o Governo do Estado, por meio da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano de São Paulo (EMTU), iniciou, de fato, o processo para implementação do segundo trecho do equipamento, de oito quilômetros, que será transversal ao primeiro e ligará a Avenida Conselheiro Nébias (e o entorno, como a Rua Campos Melo) ao Valongo.

Serão 14 estações para embarque e desembarque. A aposta é que o transporte público contribua para a revitalização da região central da Cidade, como a área do Mercado e Paquetá, passando pelos imóveis históricos do Centro. Serão necessários R$ 19 milhões para desapropriações de imóveis no trecho do modal.

As obras devem começar ainda no primeiro semestre deste ano. Com 26,6 quilômetros no total, quando tudo estiver concluído (também há previsão de quatro estações entre Barreiros e Samaritá, em São Vicente), serão transportados diariamente 70 mil passageiros.

 

Fonte: A Tribuna

Data: 26/01/2020