Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Semana de Tecnologia Metroferroviária promove o VI Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário

08.09.2022 | | ABIFER News

Entre os dias 13 e 16 de setembro será realizada a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF). Promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), o evento tem como tema “200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil”. O evento conta, em sua programação, com importantes debates sobre o segmento em âmbitos nacional em internacional. Entre os eventos dentro da STMF está o VI Seminário  Infraestrutura de Transporte Ferroviário, dia 15 (quinta-feira), das 14h15 às 18h.

Este ano, em formato hibrido, com participação presencial, a STMF acontece na sede do Instituto de Engenharia, em São Paulo, e on-line, com transmissão ao vivo. As inscrições para a STMF já podem ser feitas pelo site do evento https://www.aeamesp.org.br/inscricao/28STMF.

Promovido pela AEAMESP, em parceria com a ABIFER, ALAF, ANTF e SIMEFRE, o VI Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário traz à tona importantes debates sobre o setor, como as recentes concessões, Porto de Santos, ferrovias autorizadas, marco regulatório do setor, entre outros temas.

“Recentemente, importantes empreendimentos ferroviários têm se concretizado no nosso País. As iminentes conclusões da Ferrovia Norte-Sul e da Fiol 1, somadas às renovações das concessões da Rumo, Vale e MRS, tornam realidade um salto na capacidade do transporte ferroviário”, afirma Pedro Machado, conselheiro da AEAMESP e coordenador do Seminário.

Por outro lado, continua Machado, a aprovação da lei das autorizações preenche uma lacuna relevante, no sentido de permitir investimentos complementares, necessários à malha ferroviária nacional.

“O investimento pela iniciativa privada será imprescindível, principalmente nos projetos greenfield, mas a participação do poder público conferirá sustentabilidade a todos estes projetos”, complementa Vicente Abate, presidente da ABIFER e também coordenador do encontro.

Entre os palestrantes do VI Seminário de Infraestrutura de Transporte Ferroviário, nomes como Mario Povia, secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do MInfra, Claudenildo Chaves, gerente de Regulatório da MRS, Luiz Alberto Fioravante, Assessor da Secretaria  Estadual de Logística e Transportes de São Paulo, Jean Pejo, secretário-geral da ALAF/Brasil, e José Luis Vidal, diretor-executivo da Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas (ANFA).

A Semana de Tecnologia Metroferroviária, reconhecida como um dos mais expressivos congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País, apresentará pautas técnicas e debates relevantes sobre o transporte de passageiros e de cargas sobre trilhos. Esta edição volta a contar com espaços para a circulação do público, exposições de conteúdo, painéis, debates e apresentações de trabalhos técnicos. Além disso, será realizada a METROFERR Lounge Experience, onde as empresas patrocinadoras poderão expor seus produtos, serviços e realizar seus contatos através das ilhas de negócios – Business Island.

 

Programa Preliminar – VI Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário

Data: 15 de setembro (quinta-feira), das 14h15 às 18h

14h15 – Sessão 1

Coordenador: Pedro Machado, Conselheiro da AEAMESP

Claudenildo Chaves, gerente de Regulatório da MRS

“A Renovação da Concessão da MRS – Os Investimentos para Aumento de Oferta e a Perspectiva de Crescimento do Transporte de Carga Geral”.

 

Mario Povia, secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do MInfra

“Ferrovias Internas do Porto de Santos: Quais são as perspectivas?”

 

15h30 – Coffee Break

 

16h – Sessão 2

Coordenador: Vicente Abate, Presidente da ABIFER

Luiz Alberto Fioravante, Secretaria Estadual de Logística e Transportes – SP

“O Plano Estratégico Ferroviário do Estado de SP”

 

Jean Pejo, Secretário Geral da ALAF/Brasil

“O novo marco regulatório das ferrovias”

 

José Luis Vidal, ANFA – Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas

“As ferrovias autorizadas e seu potencial de contribuição ao setor”

18h – Encerramento

 

Inscrições para a Semana de Tecnologia Metroferroviária estão abertas

Já estão abertas as inscrições para a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF), que acontece entre 13 e 16 de setembro. Promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), tem como tema “200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil”. Este ano, além de ser presencial, na sede do Instituto de Engenharia (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana – São Paulo – SP), o evento mantém, como nos dois anos anteriores, o formato online. As inscrições já podem ser feitas pelo site do evento https://www.aeamesp.org.br/inscricao/28STMF.

 

Serviço

28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e Metroferr Lounge Experience 2022

Tema – 200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil

Data – 13 a 16 de setembro

Evento híbrido

Local (presencialmente) – Instituto de Engenharia (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana – São Paulo – SP)

Informações: https://www.semanadetecnologia.com.br/