Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Semana de Tecnologia Metroferroviária promoveu o VI Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário

15.09.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Assessoria de Comunicação da AEAMESP
Data: 15/09/2022

Em seu terceiro dia (quinta-feira, 15), a Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF) realizou o VI Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário. Promovido pela AEAMESP, em parceria com a ABIFER, ALAF, ANTF e SIMEFRE, o evento trouxe à tona importantes debates sobre o setor, como as recentes concessões, Porto de Santos, ferrovias autorizadas, marco regulatório do setor, entre outros temas. Dividido em duas partes, o Seminário contou com coordenação de Pedro Machado, conselheiro da AEAMESP, e Vicente Abate, presidente da ABIFER.

Na abertura da sessão, Machado atentou sobre como, pela sua importância estratégia, o tema transporte de cargas está sempre na puta de discussões da AEAMESP e, claro da STMF. “Procuramos trabalhar esse tema em dois eixos: o transporte de mercadorias por contêineres e a integração entre as ferrovias de carga e de passageiros”, disse.

Mario Povia (no vídeo), Claudenildo Chaves e Pedro Machado Foto: Marcos Fiore

A primeira parte contou com palestras de Mario Povia, secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do MInfra , que discorreu sobre o tema “Ferrovias Internas do Porto de Santos: Quais são as perspectivas?”;  Claudenildo Chaves, gerente de Regulatório da MRS, falando sobre “A Renovação da Concessão da MRS – Os Investimentos para Aumento de Oferta e a Perspectiva de Crescimento do Transporte de Carga Geral”.

Entre uma sessão e outra, a Systra – empresa de consultoria e engenharia, líder mundial na concepção de infraestruturas de transporte – patrocinou o coffee break aos participantes da STMF.

Por sua vez, Abate, no início da segunda sessão, enalteceu a participação dos parceiros que, conjuntamente promoveram o Seminário. “Este evento só foi possível em razão dos esforços de todos para um objetivo único. Agradeço a parceria de AEAMESP, ALAF, ANTF e SIMEFRE.”

Fabrício Cardoso Freitas, Luiz Alberto Fioravante, Vicente Abate e Jean Pejo Foto: Marco Fiore

Na segunda sessão palestraram Luiz Alberto Fioravante, da Secretaria Estadual de Logística e Transportes de São Paulo, sobre “O Plano Estratégico Ferroviário do Estado de São Paulo”; Jean Pejo, secretário geral da ALAF/Brasil, que abordou “O novo marco regulatório das ferrovias”; e Fabrício Cardoso Freitas, membro do conselho de administração da ANFA – Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas, que falou sobre “As ferrovias autorizadas e seu potencial de contribuição ao setor”.

Na abertura da sessão, o presidente da ABIFER homenageou Pedro Machado e todos os palestrantes, entregando a eles um exemplar do livro comemorativo ABIFER 45 anos. Ao final, a ABIFER agradeceu e homenageou a presidente da AEAMESP, Sílvia Cristina Silva, com um vaso de flores pelo trabalho que vem desempenhando à frente da Associação e ao bom resultado da edição deste ano da STMF, a primeira em formato híbrido.

“Só tenho a agradecer a todos. Agradecer ao Pedro e ao Vicente, aos nossos palestrantes e ao público que, aqui ou virtualmente, prestigiaram este seminário”, exprimiu-se Sílvia.