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Sinal de celular e internet na Linha 5-Lilás depende das operadoras de telefonia, diz ViaMobilidade

23.06.2020 | | Não categorizado

Concluído há 20 meses, trecho subterrâneo do ramal de metrô continua sem infraestrutura para voz e dados para os passageiros

 

Túnel da Linha 5-Lilás: sem sinal de sinal de telefonia móvel

Túneis escavados com a tecnologia mais moderna disponível, trens com sistema de controle de ponta, estações espaçosas e pensadas para oferecer iluminação natural, portas de plataforma para ampliar a segurança dos passageiros. A Linha 5-Lilás está entre as mais modernas da rede metroferroviária de São Paulo, mas num aspecto ela é a mais atrasada, a falta de sinal de celular e internet em seu trecho subterrâneo.

Desde que a expansão do ramal começou a ser entregue, no segundo semestre de 2017, o “apagão” de sinal dentro dos túneis e mesmo em áreas mais fechadas das estações tem irritado os usuários. No ano passado, a Linha 5 teve sua última estação entregue, Campo Belo, e até hoje nada de infraestrutura de voz e dados. E situação não deve mudar tão cedo afinal a tarefa de oferecer o serviço cabe às operadoras de telefonia e elas parecem não ter pressa alguma.

O presidente do Metrô Silvani Pereira: governo poderia intervir na situação para acelerar projeto de telefonia celular na Linha 5 (Marcia Alves)

Em resposta a um usuário, o presidente do Metrô, Silvani Pereira, intermediou um posicionamento da ViaMobilidade, concessionária privada que opera o ramal desde agosto de 2018. Segundo a empresa, ela “está aguardando a entrega dos projetos de implantação de infraestrutura e de instalação de sinal de telefonia móvel na Linha 5-Lilás por parte das operadoras de celular, responsáveis pelo serviço. A concessionária esclarece que mantém contato contínuo com as empresas com o objetivo de disponibilizar o serviço o mais breve possível“.

Difícil entender por que é tão complexo instalar cabeamento e antenas em cerca de 10 km de túneis afinal de contas passam diariamente pelo ramal mais de 600 mil pessoas, o equivalente à população inteira de municípios como Santo André, por exemplo. Embora deixe a desejar em algumas regiões, a qualidade do sinal nas demais linhas subterrâneas de metrô é aceitável e vital para que os usuários possam se manter conectados. O trecho em questão da Linha 5 demora cerca de 20 minutos de viagem entre Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin. Parece pouco, mas para muitas pessoas significa otimizar seu tempo, agendar encontros, responder mensagens e, por que não, se entreter.

Seria fundamental que a atual gestão de governo, que em tantos momentos buscou resolver problemas convidando as partes para conversar e negociar, fizesse o mesmo com as operadoras de telefonia e a própria concessionária, para estipular uma meta de disponibilização do serviço que, a despeito desses problemas, já deveria ter sido previsto no projeto de expansão.

 

Fonte: MetrôCPTM

Data: 23/06/2020