Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Tarcísio de Freitas irá fundir secretarias de Transportes Metropolitanos e Habitação

15.12.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 13/12/2022

Atual responsável pelo transporte público sobre trilhos e de ônibus intermunicipais, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos deverá desaparecer na gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Segundo declarou o governador eleito, ela será fundida com a Secretaria da Habitação para criar a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

O anúncio ocorreu nesta segunda-feira, 12, em evento organizado pelo SindusCon-SP, ABRAINC (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliária), Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e Aelo (Associação das Empresas Loteadoras).

De acordo com Tarcísio, a nova pasta será responsável pelo planejamento integrado de habitação e infraestrutura de transportes. O futuro governador, que assumirá o cargo no dia 1º de janeiro, também confirmou que a CDHU, companhia de desenvolvimento habitacional e urbano, será fortalecida, assumindo o planejamento urbano – a empresa deveria ter sido extinta pela gestão Doria/Garcia, mas que acabou não finalizando o processo.

“Vamos trazer mais capital privado, principalmente para a revitalização dos centros urbanos e deixar como legado acabar com a Cracolândia. O rebaixamento da linha férrea poderia repotencializar toda a área. E a recuperação dos mananciais, das matas ciliares é uma meta”, afirmou.

Durante a campanha eleitoral, o ex-Ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro prometeu tirar do papel o enterramento dos trilhos do trecho entre Lapa e o centro da capital, um projeto ambicioso e complexo.

Até o momento, o governador eleito não anunciou o escolhido para chefiar a nova secretaria.