Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Tarcísio prega estado desenvolvimentista e promete resgatar transporte ferroviário

05.12.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Hora Campinas
Data: 02/12/2022

O governador eleito por São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou em palestra para empresários da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) nesta quinta-feira (1º) que buscará um governo de grande responsabilidade fiscal, com foco no desenvolvimento e na atração de investimentos. O encontro foi organizado pelo Conselho Político e Social (COPS) da entidade e aconteceu na última reunião pública do ano da associação. O Hora Campinas foi um dos veículos de comunicação do estado de São Paulo convidados para cobrir o evento por meio de credenciamento oficial.

Tarcísio foi saudado pelos empresários como um líder jovem e desenvolvimentista. Os dirigentes afirmaram que ele representa a “nova geração de mudança histórica da política”. Militar com formação inicial na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), de Campinas, Tarcísio de Freitas participou de três gestões federais (governos Dilma Roussef, Michel Temer e Jair Bolsonaro). O último cargo foi o de ministro da Infraestrutura.

Foi um evento extremamente concorrido, com presença maciça de empresários paulistas, lideranças da Capital e do Interior e apoiadores políticos da campanha de Tarcísio.

Entre as lideranças estavam presentes o empresário e ex-ministro Guilherme Afif Domingos, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, futuro secretário de Tarcísio, e a presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas, Adriana Flosi, que também é secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas.

Ela, inclusive, vai integrar a equipe de transição do novo governo do Estado de São Paulo a convite de Tarcísio de Freitas. Adriana Flosi integra a equipe da Coordenadoria de Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Finanças.

Os planos de Tarcísio

Tarcísio de Freitas elencou aos empresários os planos que pretende implementar em seus quatro anos de governo, a partir de janeiro de 2023. Além disso, fez questão de agradecer no início de sua fala o apoio que recebeu das lideranças empresariais e de entidades como a ACSP no início da campanha. “Meu sincero agradecimento, meu muito obrigado”, agradeceu o governador eleito. Segundo ele, quando a sua candidatura ainda estava em seu início, a associação deu respaldo e apoio. “Foi aqui que nossa candidatura ganhou musculatura. Tivemos fermento e apoio para o nosso plano”, reconheceu Tarcísio.

Em relação ao futuro, reforçou que adotará um governo liberal economicamente, formentando o empreendedorismo e fortalecendo os pilares que tornam São Paulo um estado diferenciado no País. Parafreando o título de sua palestra “São Paulo Pode Mais”, Tarcísio disse que o estado tem potencial para se qualificar do ponto de vista da gestão e da geração de riquezas.

Ele citou algumas “alavancas” que considera essenciais nesse plano de governo, entre elas a oferta de energia, a bioeconomia e o equilíbrio tributário. Tarcísio mencionou que buscará um governo de grande desenvolvimento, mas com “responsabilidade e compromisso fiscal”. De acordo com ele, seu projeto jamais permitirá a “explosão da relação dívida-PIB”. Segundo Tarcísio, isso é um “desastre” para qualquer governo.

O comentário foi entendido como um recado ao futuro governo Lula, que tem dado sinais de que buscará uma PEC de Transição com foco no investimento social, ainda que haja estouro do teto.

Ferrovias e Sabesp

Sem detalhar, Tarcísio de Freitas renovou o seu interesse de, pelo menos, discutir a possibilidade de privatização da Sabesp, um tema que gerou polêmica na campanha e segue merecendo atenção de adversários políticos e das cidades hoje atendidas pela companhia.

O governador eleito prometeu ainda alavancar o transporte ferroviário no estado de São Paulo por entender que é um modal de facilitação do transporte de passageiros e uma alavanca da atividade econômica.

Um acordo de cooperação técnica assinado pelo atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) com o Ministério da Infraestrutura abriu caminho para destravar a licitação do TIC (Trem Intercidades), que ligará São Paulo a Campinas. Com a assinatura, o governo de São Paulo passa a ter as condições necessárias para viabilizar a implantação e a operação do TIC Eixo Norte, e poderá lançar o edital da licitação da parceria público-privada.

Um dos projetos, o TIC Eixo Norte, compreende inicialmente os municípios de Campinas, Jundiaí e São Paulo, com três eixos:

? Serviço Linha 7, com 35,2 km, integrado ao sistema metroferroviário, ligando a estação Barra Funda a Francisco Morato, atendendo, ainda, as cidades de Caieiras e Franco da Rocha;

? Serviço de trem intermunicipal “parador” de passageiros, com 66 km, que unirá Francisco Morato a Campinas, atendendo, ainda, as cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí e Louveira;

? Serviço de transporte ferroviário intermunicipal de passageiros, expresso, com 101,2 km, ligando a cidade de São Paulo (estação Barra Funda) e Campinas, com parada em Jundiaí, integrado ao sistema metroferroviário.

Investidores e Lusa

Na palestra Tarcísio de Freitas comentou que um dos indícios de que o seu governo já está sendo visto com olhar de credibilidade é o fato de, na transição, segundo ele, ter sido procurado “por muitos grupos estrangeiros interessados em investir em São Paulo”. Ele não revelou quais, mas salientou que isso sinaliza o potencial paulista para os próximos anos. Para isso, revelou Tarcísio, montará uma carteira de investimento para tornar transparente e atrativo esse fluxo.

O governador eleito brincou ainda que já tem time em São Paulo. “É a Portuguesa”, revelou, chamada de Lusa pelos torcedores. O clube, cujo estádio é o Canindé, na Marginal do Tietê, voltara na temporada de 2023 a disputar a elite do futebol paulista, na Série A1. Tarcísio é oriundo de família portuguesa, a comunidade identificada com a Lusa.