Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

TCU vê baixa demanda para trem que Doria quer levar a Guarulhos

21.02.2020 | | Notícias do Mercado

João Doria, governador de São Paulo

Fora dos trilhos O TCU (Tribunal de Contas da União) ainda não está convencido de que o projeto de construção de um monotrilho para ligar a estação Aeroporto da CPTM aos terminais de Cumbica é realmente necessário. Há um ano, o governador de São Paulo, João Doria, chamou de bizarra a falta de conexão deixada por seu antecessor no trecho. Mas a avaliação, por enquanto, é que a ligação por sistema de ônibus, que já é feita no local, atende satisfatoriamente a demanda atual.

Decolagem

O desejo de Doria é que o maior aeroporto internacional do país tenha ligação total com o sistema de trilhos da capital, sem que o viajante tenha de se deslocar de ônibus carregando as malas no trecho final, assim como acontece nas grandes metrópoles no mundo.

Pouso

Para preencher o percurso que falta são necessários investimentos em torno de R$ 200 milhões em um veículo chamado people mover, cujos projetos já foram encaminhados para estudo.

Mala

O recurso sairia de uma renúncia de arrecadação do governo federal, por meio da outorga paga pela concessionária do aeroporto, mas segundo envolvidos no projeto, é preciso levantar mais informações para convencer o TCU de que o gasto é necessário.    Pista

Ronei Glanzmann, chefe da Secretaria Nacional de Aviação Civil, também favorável ao projeto, reconhece que a demanda no trecho é baixa, mas diz que há fortes perspectivas de que o volume de passageiros crescerá.

Turbina

O principal ponto é o fato de Guarulhos ser um dos principais aeroportos na região, o hub da América do Sul, com argentinos, colombianos, paraguaios que usam aqui como porta de entrada e saída, como Paris e Madri, afirma Glanzmann.

Capricho

O secretário diz que, embora o monotrilho possa parecer um certo capricho para alguns, já que os ônibus atendem a atual demanda, a ligação por trilhos é um sistema mais profissional para os turistas.

Partida

O resultado do processo seletivo das propostas para o people mover recebidas pela concessionária do aeroporto de Guarulhos deve ser protocolado nesta sexta (21).

*Jornalista, Joana Cunha é formada em administração de empresas pela FGV-SP. Foi repórter de Mercado e correspondente da Folha em Nova York.

 

Fonte: Folha SP

Data: 20/02/2020