Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Tecnologia e inovação dentro do setor ferroviário

16.01.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Tempo Agora - Uol
Data: 13/01/2023

O setor ferroviário brasileiro possui grande relevância na logística do país. Segundo a Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF), 40% das commodities agrícolas são transportadas por trens, assim como aproximadamente 90% dos minérios extraídos no país .

Devido a importância das ferrovias na logística e na economia brasileira, existe a necessidade que esse setor invista no desenvolvimento em inovação e novas tecnologias para suprir as demandas atuais e futuras do mercado.

Com a aprovação do novo marco regulatório das ferrovias brasileiras, entramos em um novo período de reforma na infraestrutura de transportes. Com isso, novas tecnologias vêm sendo discutidas, desenvolvidas e implementadas no país para garantir que esse avanço seja eficiente, seguro e sustentável.

Trens elétricos de alta velocidade são uma opção mais limpa e eficiente em termos de energia em comparação com trens a diesel, além de atingirem velocidades mais altas, tornam o transporte ferroviário uma alternativa mais atraente para viagens de longa duração.

Outra opção são os trens híbridos, que combinam a tecnologia de propulsão elétrica com a de combustão, permitindo que eles usem a energia elétrica em áreas urbanas e a combustão em áreas rurais. Desta maneira, é possível reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa.

Melhorias no sistema de sinalização e controle de tráfego também é outra alternativa que permite que os trens sejam controlados de forma mais precisa e segura, aumentando a eficiência do sistema ferroviário e reduzindo o risco de acidentes.

A tecnologia de trens autônomos é uma nova realidade que vem sendo desenvolvida a um bom tempo, essas locomotivas são capazes de se mover sem a intervenção humana. Possuem como objetivo aumentar a eficiência do sistema ferroviário e reduzir os riscos e erros associados às atividades humanas.

O avanço tecnológico para o setor ferroviário auxilia na eficiência da logística de mobilidade de carga e de pessoas. As inovações podem ajudar a tornar o transporte ferroviário ainda mais confiável, sustentável e rápido. De quebra, também contribuem para a criação de novos empregos e no progresso de outras áreas relacionadas.

Fique ligado

De acordo com a ANTF as concessões de investimento da iniciativa privada, foram destinadas para  melhoria e recuperação da malha ferroviária, compra e reforma de material rodante, aquisição de novas tecnologias, dentre outras áreas. Ao todo foram designados cerca de R$141,9 bilhões.

Neste contexto, acredita-se que o Brasil  tenha capacidade para expandir ainda mais seu setor ferroviário. Pois o país ainda apresenta uma baixa densidade de malha quando comparado a outros países que possuem as mesmas dimensões, como o Canadá, Índia e China.