Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Trem entre Morretes e Antonina fará transporte de passageiros

25.10.2019 | | Notícias do Mercado

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente da Rumo João Alberto Abreu, assinam protocolo de intenções para revitalização da linha ferrea, entre Morretes e Antonina, litoral paranaense. Participaram: prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel; secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. Foto: Arnaldo Alves / AEN

O Litoral do Paraná vai ganhar mais uma importante atração turística. O Governo do Estado e a empresa Rumo Logística formalizaram um protocolo de intenções que permitirá com que a ligação férrea entre Antonina e Morretes seja completamente revitalizada, voltando a fazer o transporte de passageiros.
O documento foi assinado nesta quarta-feira (23) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo presidente da companhia, João Alberto Abreu, no Centro de Exposições de Ponta Grossa, sede administrativa do governo estadual até esta quinta-feira (24). “Essa parceria vai fortalecer ainda mais o turismo do Paraná. É uma linha de passageiros que estava há muito tempo parada. Agora conseguimos devolver à população esse importante roteiro turístico”, disse o governador.
As obras na ligação de 16 quilômetros começam imediatamente e a previsão é que a estrutura fique pronta ainda neste ano, a tempo de fazer o passeio de Natal como forma de batizar a linha. Com o ramal, o turista que está em Curitiba, por exemplo, poderá conhecer as duas cidades históricas do Litoral, passando pela Mata Atlântica, de trem. As últimas excursões que transportaram turistas usando a linha, sempre em datas comemorativas, aconteceram na década de 1990.
A revitalização será custeada pela Rumo com coordenação da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), entidade sem fins lucrativos que promove a conservação do patrimônio histórico ferroviário brasileiro. A empresa não divulgou o valor a ser investido. “Buscamos ações que tenham impacto positivo nas comunidades. Apoiamos a iniciativa do Govermo de apoiar o turismo”, disse o presidente da companhia. “O projeto está em andamento. Queremos esse trem rodando ainda antes do Natal”, acrescentou.
INICIATIVAS – A revitalização da linha férrea se soma a outras iniciativas do Governo do Estado para fomentar o turismo no Litoral. A região recebeu duas etapas dos Jogos de Aventura e Natureza, iniciativa que busca aliar o esporte às belezas naturais do Paraná. O governo trabalha também no projeto da engorda da praia de Matinhos e autorizou recentemente a revitalização da Praia Central de Guaratuba.
O governador Ratinho Junior autorizou ainda a licitação das obras de reparo e melhorias dos trapiches existentes em Encantadas e Nova Brasília, na Ilha do Mel. O prazo de entrega é de sete meses.
“O governo aposta no turismo como um agregador de emprego e renda para a população. Nosso Litoral ganha mais uma grande atração”, disse Márcio Nunes, secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo.
“Estamos resgatando a força dos trilhos para o turismo. Esse trecho tem uma importância histórica, um cenário maravilhoso”, acrescentou Sandro Alex, secretário da Infraestrutura e Logística.
PRESENÇAS – Participaram do anúncio o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia; o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel; e o deputado estadual Alexandre Amaro.

 

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Data: 23/10/2019