Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Trem Intercidades: audiência está prevista para fevereiro

15.10.2019 | | Notícias do Mercado

O projeto do Trem Intercidades – que ligará Jundiaí a São Paulo e Campinas, diretamente – deve finalmente começar a sair do papel no ano que vem. Segundo Paulo Galli, secretário executivo de transportes do estado de São Paulo, estudos na área de engenharia e infraestrutura já estão sendo realizados em Jundiaí, e a primeira audiência pública para discussão do projeto está prevista para fevereiro de 2020.
“Jundiaí já é uma cidade bastante organizada e estruturada, e isso faz com que não sejam necessárias grandes mudanças estruturais. Diversos estudos já estão sendo realizados em relação ao Trem Intercidades, para se chegar à modulação final do projeto, que deve ser apresentada no ano que vem”, afirmou Paulo.
Após a fase de audiências públicas, devem ser lançados os editais para se escolher as empresas que serão responsáveis pela implantação da nova forma de transporte. Os municípios da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) também serão beneficiados com uma nova linha.
Reunião que aconteceu na última quinta-feira (10), no Paço Municipal, discutiu a implantação do Trem Intercidades. A principal delas será chamada TIC (Transporte Intercidades), e realizará o trajeto entre São Paulo e Campinas em 65 minutos, com parada em Jundiaí, e contará com novos trilhos (a serem construídos), e trens novos e mais confortáveis.
Paulo Galli também pontuou a importância da nova linha em termos econômicos. “Ela irá facilitar muito a vida de quem se locomove diariamente entre estas cidades, além de atrair </CW>novos investidores. Será muito importante para aquecer a economia, principalmente da Região de Jundiaí e Campinas.”
O gestor de mobilidade e transporte da prefeitura de Jundiaí, Silvestre Ribeiro, relata que estudos estão sendo realizados para se saber ao certo quais interferências a nova linha irá causar e como adequar o município a ela. “Jundiaí se colocou à disposição do governo do Estado para não criar empecilhos e promover condições de infraestrutura e integração de serviços para que o novo trem possa ser instalado e utilizado da melhor forma. As principais vantagens desse sistema é um transporte rápido, confortável e seguro, a um preço competitivo”, comenta.
A Prefeitura de Jundiaí diz que a gestão do prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) tem todo interesse em agilizar o projeto do Trem Intercidades. “Trata-se de uma proposta estruturalmente importantíssima para a cidade e que trará muitas potencialidades para a região”, comenta o gestor de governo e finanças, José Antônio Parimoschi.

 

Data: 12/10/2019
Fonte: Jornal de Jundiaí