Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Trem que levará ao Aeroporto de Guarulhos tem conclusão prevista para 2024

07.03.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: AECWebData: 03/03/2022

As obras do trem que ligará a linha 13 – Jade da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos devem ser concluídas no primeiro semestre de 2024. De acordo com o Governador de São Paulo, João Dória, elas terão início imediato após a autorização do Tribunal de Contas da União (TCU).

A construção é fruto do contrato de concessão entre a GRU Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos, e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Apesar de ter sido suspensa pelo TCU no ano passado, o órgão revogou a medida e autorizou a continuação das obras no início deste ano.

“Precisávamos ter uma ligação que pudesse ser rápida, confortável e atraente para oferecer aos terminais de Guarulhos uma integração e uma sinergia. A nossa proposta de dar seguimento à operação com um monitoramento foi aprovada por unanimidade, há três semanas, assim como as exigências cumpridas pela concessionária (GRU Airport)”, disse o ministro do TCU Vital do Rêgo. Segundo ele, os ministros do TCU estarão “permanentemente em contato com a empresa concessionária”.

O projeto inclui a adição de trens completamente modernizados à linha 13, que terá os três terminais do aeroporto como destino. Eles foram batizados de APM, a sigla para Automated People Mover — um sistema de transporte totalmente automatizado, sustentável, com ar-condicionado, wi-fi e painéis com os horários dos voos.

Os trens são elevados, como em um monotrilho, e, de acordo com os cálculos, poderão transportar até dois mil passageiros por hora em cada sentido. Segundo o governo, não haverá tarifas para a viagem.

A expectativa é que a novidade auxilie um problema antigo de trânsito na região, principalmente no período matutino e vespertino, que apresenta grande fluxo de veículos. Além disso, ainda reduzirá o tempo da viagem entre o centro de São Paulo e o aeroporto para 30 minutos.

Quanto ao orçamento necessário para a conclusão da obra, Dória comentou que o investimento privado é de R$ 272 milhões, por meio de um programa de concessão do aeroporto internacional de Guarulhos. Ele será abatido no valor pago pela concessionária.