Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Trem turístico deve ligar Sorocaba e Votorantim

29.01.2021 | | Notícias do Mercado

As cidades de Sorocaba e Votorantim devem ser ligadas por meio de um trem turístico. O percurso de seis quilômetros é feito em aproximadamente 30 minutos. A expectativa é que a linha tenha como ponto inicial a Estação Paula Souza, no centro de Sorocaba, até na estação Luiz do Patrocino Fernandes, próximo à prefeitura de Votorantim.

Movimento de Preservação Ferroviária no Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba

Em 2019 foi feita uma viagem experimental para o chamado “Trem dos Operários”. Recentemente uma locomotiva utilizada pela antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), foi doada para restauração e será utilizada no eixo de transporte.

O modelo fabricado em 1948 é um dos primeiros movidos a diesel-elétrico. O veículo estava parado na cidade de Cubatão (SP) e foi doada ao Movimento de Preservação Ferroviária no Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba.

A locomotiva foi transportada da baixada Santista para Sorocaba e está na sede do Centro de Memória Ferroviária, onde passará pelo processo de restauração.

Há ainda outras fases do projetos para serem cumpridas, como a constituição de um consórcio intermunicipal, capitação de recursos e reforma de vias no trajeto.

 

Fonte: Via Trolebus

Data: 29/01/2021