Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Trens podem ser usados para capturar dióxido de carbono no combate ao aquecimento global

25.07.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Forbes
Data: 23/07/2022

Pesquisadores divulgaram uma proposta na quarta-feira (20) para capturar e armazenar dióxido de carbono em vagões de trem. Eles acreditam que essa seja uma solução mais barata e menos invasiva no uso da terra e da energia para as instalações de captura de carbono, que muitos cientistas esperam que ajude o mundo a reduzir as emissões de gases de efeito estufa – uma abordagem não ortodoxa para combater as alterações climáticas.

Os vagões de trem – detalhados em um artigo publicado pela revista Joule – são uma reviravolta incomum em pesquisas sobre tecnologias de “captura e armazenamento de carbono”, projetadas para prender o dióxido de carbono gerado pela queima de combustíveis fósseis antes de entrar na atmosfera e depois armazenar o gás, muitas vezes no subsolo.

Os vagões de trem teriam grandes aberturas voltadas para a frente que absorvem dióxido de carbono à medida que avançam e podem armazenar o gás de efeito estufa em um reservatório líquido antes de enviá-lo para locais de “sequestro”, onde o carbono é armazenado em formações geológicas subterrâneas ou rochas.

Os pesquisadores lançam os trens como uma solução para algumas das armadilhas das abordagens mais tradicionais de captura de carbono, que geralmente envolvem ventiladores com uso intenso de energia e exigem quantidades substanciais de terra e licenças, criando um “enorme problema” porque “a maioria das pessoas quer consertar o crise climática, mas ninguém quer fazer isso em seu quintal”, disse o coautor do estudo Geoffrey Ozin, químico da Universidade de Toronto, em comunicado.

Em vez disso, trens não exigiriam nenhuma licença e seriam “transitórios e geralmente invisíveis ao público”, disse Ozin.