Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Trensurb participará de estudos de Metroplan e Granpal para qualificar mobilidade na região

24.04.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: ANPTrilhos/Trensurb
Data: 17/04/2023

A Direção da Trensurb recebeu representantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e da administração municipal de Porto Alegre para discussão de estudos e formas de qualificar a mobilidade urbana na Região Metropolitana.

Na reunião realizada na quarta-feira (12), a Trensurb apresentou o estudo licitado pela empresa em 2022 e que está em execução, buscando qualificar a integração trem-ônibus ao longo de toda a linha atendida. Ficou estabelecido um ambiente de cooperação entre todas as partes para aprimorar a integração metropolitana. O responsável pelo estudo contratado pela empresa metroviária é o Consórcio Qualifica Trensurb, formado por Gistran, STE e Matriarcal Engenharia Consultiva. O valor previsto de investimento é de R$ 4,6 milhões.

Diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto explica que as empresas integrantes do consórcio contratado “vão desenvolver um longo estudo para fazer um levantamento de origem e destino, potencialidades, levantamento de linhas e horários de todas as empresas que atendem a esses seis municípios [Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo], para saber de que maneira nós podemos promover uma integração com eles de forma mais rápida, mais simples e que seja mais interessante para o usuário, inclusive do ponto de vista tarifário”. Bisch afirma também que a empresa deve estudar a qualificação da integração com modais alternativos, como bicicletas e patinetes.

Participaram da reunião: Leonardo Pascoal, prefeito de Esteio e presidente da Granpal; Francisco Horbe, diretor-superintendente da Metroplan; Maria Cristina Ladeira, diretora geral da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Porto Alegre. Representaram a Trensurb, na ocasião: o diretor-presidente Pedro Bisch Neto; o superintendente de Desenvolvimento Comercial, Diego Tarta; o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Francisco Schreinert; gestores e empregados da estatal.