Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

UE aprova compra de negócio de transporte ferroviário da Bombardier pela Alstom

04.08.2020 | | Notícias do Mercado

Negócio, avaliado em 6,2 bilhões de euros, cria a segunda maior fabricante mundial de suprimentos ferroviários

 

Foto: Antoine Antoniol/Bloomberg

A União Europeia (UE) aprovou nesta sexta-feira a aquisição dos negócios de transporte ferroviário da canadense Bombardier pela multinacional francesa Alstom, num negócio de 6,2 bilhões de euros (cerca de R$ 38 bilhões).

A aquisição permite a criação da segunda maior fabricante mundial de suprimentos ferroviários, depois da chinesa CRRC Corp.

Para obter a autorização, a Alstom teve que se comprometer a vender fábricas de trens e sair de um projeto de trens de alta velocidade, os chamados V300 Zefiro, do qual a Bombardier participava.

As exigências feitas pelo órgão regulador de concorrência da Comissão Europeia incluem também fornecer aos rivais acesso a determinadas interfaces e produtos para algumas das unidades de sinalização a bordo da Bombardier Transportation e para sistemas de gerenciamento de controle de trens.

No ano passado, a Comissão havia vetado uma tentativa da multinacional francesa de fundir suas operações ferroviárias com a alemã Siemens.

Segundo a comissária europeia responsável por concorrência, Margrethe Vestager, as empresas não atenderam na ocasião condições para reduzir seu poder sobre sistemas de sinalização ferroviária e sobre trens de alta velocidade de última geração.

 

Fonte: Valor

Data: 31/07/2020