Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Última remessa de trilhos do investimento cruzado chega à FIOL II

10.01.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Valec
Data: 04/01/2022

As mais de 15 toneladas de trilhos ligarão Caetité/BA a Bom Jesus da Lapa/BA

 

O último carregamento de trilhos vindos da China, frutos do investimento cruzado celebrado com a Vale, já está no lote 5 da segunda etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL II). As mais de 15 toneladas de trilhos foram descarregadas no canteiro de obras localizado em Guanambi/BA e vão ligar os municípios baianos de Caetité a Bom Jesus da Lapa, no encontro com a Ponte do Rio São Francisco.

Os trilhos do investimento cruzados serão utilizados em dois lotes da FIOL II e devem acelerar a execução das obras. De acordo com Raimundo Dias, superintendente de Empreendimentos da Valec, a ideia do ministro Tarcísio de incluir trilhos para a FIOL no contrato de investimento cruzado com a Vale está viabilizando um grande salto no ritmo das obras. “Estamos planejando, e com bastante otimismo, entregar 50 km da FIOL, aqui no lote 7, em março de 22”, afirmou.

Investimento cruzado – Em dezembro de 2020, Valec, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e a Vale assinaram contrato para que esta última execute as obras da FICO, fruto da primeira iniciativa de investimento cruzado do Governo Federal, a partir da prorrogação antecipada do contrato da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM). Além da construção da FICO, outra obrigação de investimento assumida pela Vale foi o fornecimento de trilhos para a FIOL II.