Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

V Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário discutiu pautas atuais do setor

17.09.2021 | | Notícias do Mercado

Na última quinta-feira, 16, aconteceu o V Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário, durante a  27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF), promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, em formato totalmente virtual.

Em seus últimos planos, o governo federal propôs diversas ações para a expansão da malha ferroviária, a fim de desenvolver a infraestrutura do país e contribuir para a retomada dos investimentos. Estão na ordem do dia o instituto da “Autorização”, a implantação de short lines e o incremento do transporte ferroviário de contêineres, entre outras políticas que poderão acelerar a expansão das ferrovias e sua participação na matriz de transportes do país. Essas foram algumas das pautas do encontro.

A ABIFER é parceira da STMF todos os anos. Nesta edição, o presidente da entidade, Vicente Abate, foi o moderador de uma das sessões, que contou também com a moderação de Pedro Machado, Conselheiro da AEAMESP.

Para assistir o conteúdo completo, clique aqui.

Os convidados para abertura foram  Ellen Martins, superintendente da ANTF , Paulo Ferreira, presidente do Instituto de Engenharia e José Antonio Fernandes Martins, presidente do SIMEFRE.

Em seguida, o seminário contou com a palestra Magna do Ministério da Infraestrutura, representado pelo diretor do Departamento de Transporte Ferroviário, Ismael Trinks, com o tema “Empreendimentos Ferroviários e o Desenvolvimento do Brasil”.

Dividido em duas sessões, a primeira contou com as palestras de Massimo Andrea Giavina-Bianchi, vice-Presidente do SIMEFRE, com o tema “Nova Política para o Setor Ferroviário – Pilares da Indústria e o Brasil Trem Jeito” e  Paschoal De Mario, gestor do CB-006 – Comitê Brasileiro Metroferroviário da ABNT, com o tema “A Nova Lei de Licitações 14.133/2021 e a Norma Técnica Brasileira”.

Já a sessão seguinte, teve as palestras de Luiz Alberto Fioravante, da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, com o tema “Incentivo ao transporte ferroviário no Estado de SP – o instrumento da Autorização”; Cleber Marques de Paiva, presidente do Porto Seco Sul de Minas, com a pauta “Exportação de café pela ferrovia Varginha – Cruzeiro com o instrumento da Autorização” e Douglas Goetten, diretor Comercial da BRADO Logística, que abordou sobre “Crescimento do Transporte Ferroviário de Contêineres no País”.

A STMF continua até o final da tarde desta sexta-feira. Para obter mais informações acesse semanadetecnologia.com.br.