Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Vale (VALE3) e alemã SHS assinam memorando para descarbonização

06.10.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte:Estadão

Data: 06/10/2022

A Vale (VALE3)-1,81% informou hoje que assinou Memorando de Entendimento com a siderúrgica alemã Stahl-Holding-Saar GmbH & Co. KGaA (SHS) para buscar soluções focadas no processo de produção do aço carbono-neutro.

“Vale e SHS pretendem estudar e explorar, em conjunto, dentre outras iniciativas, a utilização do briquete verde de minério de ferro da Vale e pelotas de redução direta na siderurgia; uma planta de briquete localizada próxima às das instalações da SHS; e a tecnologia da Tecnored”, detalha em comunicado ao mercado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Esta iniciativa, acrescenta a mineradora, contribui para alcançar o compromisso da Vale de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035. Desde 2021, a Vale engajou com aproximadamente 30 siderúrgicas clientes, representando aproximadamente 50% das emissões de Escopo 3 da empresa. “Além disso, a Vale busca reduzir suas emissões absolutas de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris, liderando o caminho em direção a mineração sustentável”, afirma.

A SHS é uma holding de gestão operacional ativa com duas companhias siderúrgicas em Saarland, Dillinger e Saarstahl. A Dillinger produz chapas grossas de aço para setores como construção em aço, offshore e tubulação. A Saarstahl é uma produtora de fio-máquina e vergalhão de alta qualidade para as indústrias automotiva e engenharia geral.

A produção de aço verde está programada para iniciar em Saarland em 2027. A nova rota de produção incluirá um forno elétrico a arco (EAF) na planta de Völklingen e um forno elétrico a arco e uma planta de redução direta (DRI) para a produção de ferro-esponja na planta de Dillinger, além da rota de alto forno estabelecida.