Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Vale retoma operações de forma parcial em MG após chuvas e mantém meta de produção

17.01.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Valor
Data: 17/01/2022

Mineradora também afirmou que houve alterações nos níveis de emergência de duas barragens

A Vale informou que retomou de forma parcial e gradual suas operações em Minas Gerais após o período de chuvas intensas que atingiram a região, na medida em que as condições adequadas de segurança foram restabelecidas. A mineradora também afirmou que houve alterações nos níveis de emergência de duas barragens.

Segundo a Vale, a circulação de trens na Estrada de Ferro Vitória a Minas foi retomada no trecho entre Rio Piracicaba e João Monlevade, permitindo a expedição gradual da produção de Brucutu e Mariana, e não havendo mais produção da Vale paralisada no Sistema Sudeste em decorrência das chuvas.

No Sistema Sul, foram liberados alguns acessos rodoviários e viabilizados outros alternativos, permitindo a circulação de empregados e terceiros às minas e, consequentemente, os trabalhos de adequação da infraestrutura das frentes de lavra das minas.

Vários trechos da MRS Logística tiveram sua circulação de trens liberada e com previsão de liberação de novos trechos ao longo da semana. Nos últimos dias e de forma gradual, foram retomadas as usinas de Abóboras, Vargem Grande, Fábrica e Viga, que representam cerca de metade da capacidade atual do Sistema Sul. “As demais usinas deverão ser retomadas nos próximos dias, após trabalhos adicionais de reestabelecimento das condições operacionais adequadas e normalização das circulações de trens”, diz a nota enviada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Por sua vez, o ramal de BH, responsável pelo transporte de carga geral, encontra-se paralisado, e estão sendo estudadas alternativas logísticas para o retorno definitivo do ramal e para o escoamento da carga geral enquanto o ramal permanecer paralisado, segundo o comunicado.

Com relação às barragens, houve elevação do protocolo de emergência na Barragem Área IX de nível 1 para nível 2, após alterações piezométricas na ombreira direita da estrutura. A estrutura, localizada no município de Ouro Preto, está desativada.

Também houve início do protocolo de emergência em nível 1 no Dique Elefante, no município de Rio Piracicaba, após erosão na ombreira direita da estrutura, sem o comprometimento de sua estabilidade global, diz a Vale. O dique de contenção de sedimentos está em descaracterização.

“A companhia já iniciou estudos e ações corretivas em ambos os casos. Não há a ocupação permanente de pessoas nas Zonas de Autossalvamento correspondentes e não se faz necessária evacuação adicional”.

Na segunda-feira (10), a Vale anunciou a paralisação parcial das operações nos sistemas Sudeste e Sul, visando a garantir a segurança dos empregados e da comunidade. A empresa estima um impacto de aproximadamente 1,5 milhão de toneladas na produção e compra de minério de ferro.

A Vale considera o impacto sazonal do período chuvoso em todas as operações e, portanto, reitera sua projeção de produção de minério de ferro de entre 320 milhões e 335 milhões de toneladas para 2022, diz o comunicado.