Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Vale vai desenvolver complexos industriais de produtos de baixo carbono no Oriente Médio

03.11.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Valor Econômico
Data: 01/11/2022

A Vale assinou três acordos com autoridades e clientes para o desenvolvimento de complexos industriais na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes Unidos e em Omã para oferecer produtos de baixo carbono para a indústria siderúrgica, diz a empresa em comunicado ao mercado.

A cooperação visa a produzir ferro-esponja de alta qualidade (HBI, na sigla em inglês), fabricado à base do briquete verde, e produtos de aço para os mercados locais e em todo o mundo, com redução significativa das emissões de CO2, diz a Vale.

Segundo a empresa, a produção de HBI com utilização de gás natural emite aproximadamente 60% menos CO2, quando comparado com a produção de ferro gusa, e a expectativa é de que, no futuro, a substituição de gás natural por hidrogênio e a utilização de energia renovável possam eliminar as emissões de CO2.

A Vale diz ainda que vai construir e operar as plantas de concentração e briquetagem de minério de ferro nos centros industriais, assegurando a oferta de produtos aglomerados, enquanto os parceiros locais vão construir a infraestrutura logística necessária e investidores e clientes vão construir e operar as plantas de redução direta, além de comprar HBI.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar essas parcerias, que nós acreditamos que serão chave para apoiar a descarbonização da indústria siderúrgica. Com essa iniciativa, a Vale vai garantir a disponibilidade de produtos aglomerados de alta qualidade e promover a expansão da indústria do aço com baixa emissão de CO2”, de acordo com o diretor-presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo.

A meta da Vale é reduzir 15% das emissões líquidas de escopo 3, relativas à sua cadeia de fornecedores e clientes, até 2035, e a empresa busca reduzir suas emissões absolutas diretas e indiretas, de escopo 1 e 2, em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, diz o comunicado.